Imóvel fechado em Niterói causa preocupação

Além do problema do acúmulo de lixo, o local está sendo ocupado por gatos de rua - Foto: Foto: Enviado pelo leitor

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A leitora Beatriz Torres (32) nos enviou uma denúncia sobre um imóvel no número 122, da Rua Eduardo Gomes, no centro da cidade, que está fechado e repleto de lixo. Além do problema do acúmulo de lixo, o local está sendo ocupado por gatos de rua, que estão se proliferando e deixando o local com mau cheiro.

"Eu trabalho ali perto, então passo por aquele número todo dia, e esta situação está acontecendo há meses. É triste ver os gatinhos vivendo naquele local cheio de lixo e se multiplicando sem higiene e saúde", conta Beatriz, que ressalta não ter certeza se o local está abandonado ou se alguém entra lá eventualmente: "O lixo não aparece lá do nada, então acho que podem ser moradores de rua ou os próprios proprietários que vão lá. Algumas pessoas que passam pelo local, alimentam os gatos, o que é uma boa ação, mas não resolve o problema de crescimento desenfreado da quantidade deles por ali".

A Fundação Municipal de Saúde de Niterói nos informou que vai enviar um agente do serviço de controle de vetores nesta semana para realizar uma inspeção. Caso fiquem constatadas irregularidades que causem risco a saúde pública, será aberto processo junto a Secretaria Municipal de Fazenda para levantamento cadastral do proprietário solicitando a limpeza, sob pena de multa.

Em casos de denúncias sobre terrenos com risco de proliferação de mosquitos, com acumulo de lixo ou água parada, o cidadão pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) através do número: 2625-8441.

Prevenção - Equipes do CCZ realizam trabalho intenso de rotina de prevenção e combate ao mosquito em Niterói. Agentes vistoriam diariamente imóveis e terrenos em todas as regiões do município, combatendo focos e orientando a população. Profissionais do Programa Médico de Família também atuam em parceria com o CCZ nas suas áreas de cobertura. Niterói também possui Comitês Regionais de Combate à Dengue, organizados pelas Policlínicas Regionais, com ações elaboradas de acordo com as características de cada comunidade. Também são realizadas palestras e o Projeto Ambiente na Escola, ensinando alunos, pais e professores sobre medidas de prevenção, transformando-os em multiplicadores de conhecimentos.

Os leitores de O FLUMINENSE podem enviar fotos junto com reclamações sobre seu bairro ou região para a coluna ‘Você faz a Notícia’, a seção de jornalismo participativo do jornal, através dos e-mails: [email protected] e [email protected] ou pelo WhatsApp OFlu (21) 99616-2307.