Lobo-marinho volta a aparecer em Niterói

Animal descansa nas pedras da Praia de Itacoatiara - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ap�³s descansar na Praia de Itacoatiara, lobo-marinho voltou para o mar

Foto:Divulga�§�£o/ Joana Ikeda
Depois de ser visto em Camboinhas, o lobo-marinho voltou a aparecer nesta sexta-feira (23) em Niterói. Dessa vez, o local escolhido pelo animal foi a Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica. Após o descanso, ele voltou para o mar.

Na quarta-feira, o animal foi encontrado nadando nas águas da Praia de Camboinhas, próximo às pedras que dão acesso à Praia do Sossego. Funcionários da prefeitura que realizam uma obra no local fizeram o registro.

A empresa CTA, que responsável pelo recolhimento e monitoramento dos animais marinhos na região, informou que o lobo-marinho é da espécie Arctocephalus tropicalis. A equipe foi acionada pelo Corpo de Bombeiros e por populares em Camboinhas. 

Desta vez, quem caminhava pela Praia de Itacoatiara se surpreendeu com o lobo-marinho, que descansava nas pedras da prainha. O local precisou ser isolado pelo CTA, que foi acionado mais uma vez, para preservar o animal e garantir seu descanso. Uma equipe também esteve no local para avaliar as atividades do lobo-marinho.

A bióloga Joana Ikeda, do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), da UERJ, monitorou o animal na Praia de Itacoatiara. Segundo ela, nessa época é comum a ocorrência em águas brasileiras, porém mais na região Sul. 

"Por aqui ocorre o movimento errático, inexperiência, mudança de temperatura das correntes, etc. Eles se deslocam em grandes distâncias e chegam bem exaustos, então precisam parar nas praias para descansar e retornar", explicou a bióloga. 

A especialista informou que, após avaliações, foi constatado que o animal não tem nenhum sinal de ferimento ou doença que necessite de resgate, apenas descanso. 

"A gente só limita um espaço para as pessoas não atrapalharem e não ter riscos de acidentes com o animal, que pode reagir de forma agressiva com a aproximação", alerta a bióloga.