Morro do Céu terá usina de biogás

Nova usina vai gerar empregos e ajudará a prefeitura a economizar dinheiro com a conta de luz. - Foto: Bruno Eduardo Alves/ Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito Rodrigo Neves assinou nesta sexta-feira (23) a ordem de início da construção da usina de biodigestão dos resíduos orgânicos produzidos no Aterro sanitário do Morro do Céu, no bairro do Caramujo, na Zona Norte de Niterói. O projeto foi apresentado aos moradores como parte da programação da Prefeitura Móvel no Caramujo, que começou na última segunda-feira. O prefeito destacou que a construção e a operação da usina vão gerar empregos diretos e indiretos no bairro, um dos mais carentes da cidade. Em seguida Rodrigo Neves e secretários municipais, almoçaram com lideranças religiosas do Caramujo. O prefeito anunciou obras de reforma da praça central do bairro, que vai ganhar paisagismo, área de convivência e brinquedos.

A usina de biodigestão será a primeira do país a usar esse tipo de tecnologia. Segundo o presidente da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Luiz Fróes, quando estiver operando, a usina vai tratar diariamente 120 toneladas de resíduos orgânicos. O material será transformando em 48 mil quilowatts de energia elétrica, 52 mil quilowatts de energia térmica, 13 metros cúbicos de fertilizantes e 30 metros cúbicos de água de reuso. Durante o processo, serão eliminados 2.500 metros cúbicos de gases tóxicos que iram para a atmosfera.

O prefeito Rodrigo Neves disse que a nova usina vai gerar empregos e ajudará a prefeitura a economizar dinheiro com a conta de luz.

"Esse projeto é importante porque vai gerar emprego e renda para os moradores do Morro do Céu. Aqui, a partir do gás gerado pela decomposição dos resíduos será produzida energia suficiente para abastecer 40 mil casas, ou seja, todo o Fonseca e o Caramujo. E eu ainda vou economizar com a conta de luz das escolas, na conta de luz da prefeitura", disse o prefeito.

Para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, o uso tecnologia é coerente com a sustentabilidade pregada pela prefeitura.

"Essa usina é o que há de mais moderno em termos de tecnologia, que é o uso da biodigestão. Além disso, com esse investimento, Niterói vai evitar muitas viagens de caminhões de transporte de resíduos do Morro do Céu até o aterro sanitário em Alcântara", disse Axel Grael.

O secretário municipal de Governo, Comte Bittencourt, destacou que a cidade de Niterói demonstra mais uma vez seriedade com as questões que envolvem o meio ambiente.

"Essa usina está no patamar das que existem nos países desenvolvidos, tratando os resíduos de forma adequada e tecnicamente correta, dando um novo exemplo para todos os municípios do país", disse.

Nesta sexta-feira, a célula emergencial do Morro do Céu recebe apenas resíduos provenientes de poda de árvores e varrição das ruas da cidade. Resíduos domiciliares são destinados ao CTR de Anaia, em São Gonçalo. Os resíduos de saúde são destinados ao CTR de Itaboraí, e os de construção civil vão para aterros licenciados. Todo o material reciclável é doado a cooperativas de catadores.

O que é biodigestão - Biodigestão é a decomposição da matéria orgânica por bactérias na ausência de oxigênio. A digestão anaeróbica produz biogás próprio para a geração de energia elétrica e térmica, além de um composto orgânico natural de alta qualidade no fim da digestão.

A industrialização dos orgânicos se dará por um digestor, que deverá trabalhar na decomposição dos resíduos em torno de 30 dias, de forma contínua, visando a obter regularmente o biogás e composto orgânico. Este processo, utilizado mundialmente, é realizado em uma caixa de concreto pré-moldado hermética que retém todos os gases gerados durante o tratamento.

Reforma da Praça – Depois da assinatura da ordem de início da construção da usina, Rodrigo Neves se reuniu com líderes religiosos do Caramujo na Igreja de Santa Cecília. Durante o almoço com os religiosos, Rodrigo Neves apresentou o projeto de revitalização da praça central do bairro, que vai ser totalmente reformada, vai ganhar área de convivência, paisagismo e área com brinquedos para as crianças. A obra começa semana que vem e será concluída até o final do ano.