Hipótese de envenenamento

Ângelo Máximo disse que vai procurar a polícia e o Ministério Público - Foto: Douglas Macedo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O advogado Ângelo Máximo, que representa a mãe do pastor Anderson do Carmo, disse nesta sexta-feira (23) que irá pedir à polícia e ao Ministério Público que a deputada federal Flordelis (PSD-RJ) e alguns de seus filhos sejam indiciados por tentativa de homicídio por envenenamento. Para o advogado, os depoimentos prestados ao longo da investigação teriam mostrado uma trama para matar o líder religioso.

"Deve-se frisar que o envenenamento era a mando da Flordelis. Ela era a parte mais interessada com a morte do marido. São vários depoimentos que nos levam a crer que a morte do Anderson era algo arquitetado e planejado há tempos. O próprio Lucas, preso pela morte do pastor, diz que uma irmã o procurou para matar o pai. Uma filha biológica da deputada pesquisou sobre compra de veneno na internet. A ideia é provocar, a partir de agora, o Ministério Público e a Polícia Civil para abrir outra investigação", declarou.

Em depoimentos na Delegacia de Homicídios (DH) de Niterói, filhos da deputada relataram à polícia uma possível trama para matar o pastor e que desde outubro do ano passado Flordelis e duas filhas estariam colocando um "tipo de remédio" na alimentação dele. Uma das filhas também disse que Flordelis sempre falava para os filhos que quando Anderson não estivesse mais ali, as coisas seriam melhores.

O pastor era o responsável por controlar as finanças da família e isso, segundo depoimento de uma filha, gerava descontentamento.

O pastor Anderson do Carmo foi morto a tiros na madrugada de 16 de junho na garagem de casa, em Pendotiba, Niterói. Dois filhos estão presos por participação na morte. Flávio Rodrigues, filho biológico da parlamentar, confessou ter atirado seis vezes contra o padrasto. Já o irmão adotivo, Lucas do Santos, teria sido o responsável pela arma do crime.

A delegada Bárbara Lomba, titular da DH, já disse que não descarta a participação de terceiros na morte do pastor. Flordelis disse que não se pronunciaria mais sobre o caso.

Contestação - A defesa de Flávio dos Santos Rodrigues anunciou nesta sexta que irá contestar a confissão feita por ele em depoimento na sede da DH de Niterói. Na ocasião, o filho biológico da deputada federal Flordelis assumiu ter disparado seis tiros contra o pastor Anderson do Carmo, na noite do último dia 16 de junho.

O advogado Maurício Mayr, um dos representantes do réu, afirmou que peticionará a anulação do depoimento junto à Justiça, sob o argumento de que Flávio teria feito a confissão sem a presença de um de seus advogados e teria sido coagido a assumir a autoria do crime.

Mayr também alega que seu cliente ficava em uma cela próxima a de Lucas Cézar dos Santos, na carceragem da DH, e teria sido intimidado pelo irmão a confessar sobre sua participação na execução do pastor.

A Polícia Civil rechaça a versão da defesa de Flávio, afirma que os eventos alegados jamais aconteceram e reafirma a legitimidade dos depoimentos prestados sobre o caso.