Dia do Ciclista terá ciclo de atividades em bicicletário

A intenção do Niterói de Bicicleta é saber quem anda de bicicleta pela cidade, o porquê da opção por esse meio de transporte e formas de utilização, entre outros pontos - Foto: Marcelo Feitosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

"Ser ciclista em Niterói" é o tema central das comemorações do Dia do Ciclista na cidade, que acontece neste sábado (24), a partir das 14h, no Bicicletário Arariboia, no Centro. Serão rodas de conversa, cinedebate, feira ciclística, bike foods entre outras atividades. O evento é uma promoção do Niterói de Bicicleta, programa da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag) da Prefeitura de Niterói, e marca a primeira comemoração do Dia do Ciclista no município.

A proposta do evento vai além do caráter comemorativo. A intenção do Niterói de Bicicleta é saber quem anda de bicicleta pela cidade, o porquê da opção por esse meio de transporte e formas de utilização, entre outros pontos. Para traçar esse perfil, serão levados em consideração aspectos como mobilidade, sustentabilidade, cultura, educação, sociabilidade e gênero.

"Niterói saiu praticamente do zero na malha cicloviária, agora temos ampla cobertura nas zonas centrais da cidade e, em breve, licitaremos mais 60 quilômetros de ciclovia na Região Oceânica", afirma Axel Grael, secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão. "Podemos dizer que somos referência na mobilidade ativa. Temos o maior índice de mulheres pedalando do país. Registramos um fluxo diário de mais de três mil bicicletas circulando, especialmente, em vias como as avenidas Roberto Silveira e Amaral Peixoto. E pensar que, quando idealizei o Bicicletário Arariboia, teve gente que criticou, dizendo que ele seria um grande elefante branco. Hoje, a demanda é tanta que já estamos fazendo projeto para duplicá-lo".

Para a manhã deste sábado, está programado um passeio ciclístico com concentração e saída às 10h, na Praia de Icaraí (em frente ao prédio da Reitoria da UFF), seguindo até o Caminho Niemeyer. A organização está a cargo da Bike Anjo.

Entre 14h e 19h, as atividades se concentrarão no Bicicletário Arariboia, onde os ciclistas poderão fazer pequenos reparos em suas bikes, comprar peças e acessórios, trocar informações, além de saborearem a gastronomia sobre duas rodas. Entre 15h e 17h, acontecem as rodas de conversa e, às 17h30, exibição de filme seguida de debate.

O Dia Nacional do Ciclista foi criado em 2018, com a vertente de colaborar na promoção da paz no trânsito e incentivar o uso da bicicleta em todo o País. Em Niterói, a opção pelos deslocamentos em duas rodas, nos últimos cinco anos anos, cresceu numa faixa próxima aos 200%, e, nesse mesmo período, houve o incremento de 40 quilômetros na malha cicloviária da cidade.