Nova Catedral avança em Niterói

Dos 182 blocos de sustentação da Catedral, 75 já foram instalados - Foto: Alex Ramos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A obra de construção da Nova Catedral São João Batista, no Centro de Niterói, segue na fase de instalação dos blocos de sustentação da laje, a área correspondente à nave da igreja. Neste local, a capacidade será para 5 mil fiéis. Dos 182 blocos, 75 já estão prontos. A previsão é de finalizar esta etapa em dezembro.

A fase de construção dos blocos foi iniciada em junho deste ano. De maneira simultânea, são três etapas ocorrendo em regiões segmentadas do terreno para dar maior celeridade à obra e otimizar os recursos disponíveis. De acordo com Denis Carneiro, da equipe de gestão da obra, a divisão em três etapas acontece porque cada atividade será feita três vezes, uma para cada área que estiver sendo trabalhada.

Nesta fase, é preciso fazer o rebaixamento do lençol freático, feito através de um sistema de máquinas e tubulações, que durante 24 horas por dia retira a água da área a ser trabalhada e a escavação que leva o terreno até o nível de arrasamento das estacas.

Em cada um dos 182 blocos são executados processos para garantir a sustentação da igreja, entre eles, o dimensionamento das estacas de concreto, aplicação de camadas de concreto na superfície e a instalação de barras de aço. Após, a obra dará continuidade na instalação das vigas para fazer a laje da nave.

A etapa da fundação da igreja foi finalizada em janeiro. O projeto de Oscar Niemeyer objetiva unir conforto e beleza e faz parte de um conjunto de 14 equipamentos culturais, nomeado como Caminho Niemeyer. O novo templo será composto por uma cúpula de 60 metros de diâmetro, suspensa por três arcos de 70 metros de altura, e com capacidade para 5 mil pessoas na nave. O altar externo para celebrações será para até 15 mil pessoas na esplanada.

Toda a obra está sendo financiada através de uma campanha de doação que continua em todas as Paróquias da Arquidiocese. Para ajudar, o fiel deve acessar www.novacatedral.com e escolher uma das opções de doação, como o Caminho da Gratidão, que será uma galeria no interior da catedral, na qual as pessoas poderão deixar uma mensagem gravada em uma placa de cristal, como testemunho às futuras gerações dos benfeitores desta obra de fé.

Por conta de depender de doações, a Arquidiocese de Niterói não divulga a previsão para finalizar a construção do templo. A obra, iniciada em março de 2016, é dividida em três fases: fundações da cúpula, subterrâneo e esplanada e o acabamento da intervenção.