CidadesConcessionária

Concessionária esclarece foto de possível rachadura na Ponte

5
Tamanho da fonte: A- A+ 10/04/2014

A CCR Ponte esclarece que esta abertura é necessária e consiste em uma separação física entre as duas partes de uma estrutura, para possam se movimentar sem transmitir esforços

Uma foto de uma suposta rachadura na Ponte Rio-Niterói, está sendo veiculada nas redes sociais e deixando quem precisa passar por ela diariamente, muito preocupados. Na verdade, trata-se de uma abertura necessária para não gerar fissuras na estrutura. A concessionária CCR Ponte, enviou nota de esclarecimento para a imprensa:

Juntas de dilatação contribuem para a segurança da Ponte Rio-Niterói

Nas últimas horas, uma foto está sendo postada nas redes sociais, mostrando uma junta de dilatação na Ponte Rio-Niterói, que vem sendo confundida com uma rachadura.

A CCR Ponte esclarece que esta abertura é necessária e consiste em uma separação física entre as duas partes de uma estrutura, para que estas possam se movimentar sem transmitir esforços entre si.

Toda ponte de grandes dimensões precisa deste tipo de abertura para acomodar a movimentação da estrutura em função das variações térmicas, evitando tensões indesejáveis, o que poderia ocasionar fissuras nas lajes e vigas.

Existem várias juntas como esta ao longo da Ponte Rio-Niterói. No trecho sobre o mar, essas aberturas ocorrem a cada 400 metros, em sua maior parte, e tem cerca de 13 cm de abertura. Nos acessos  Rio e Niterói, ocorrem a cada 30 metros, aproximadamente, e tem cerca de 3 cm de abertura.

 


O Fluminense


AVALIE:

 

Enviar para amigo Imprimir

Comente a Notícia

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Grupo O Fluminense. Mensagens que contenham ofensas, acusações e palavrões ou xingamentos não serão publicadas.

Comentários

Esta matéria possui 43 comentário(s)
  1. floriano halas - 10/04/2014 - 12:40

    é uma rachadura mesmo, tanto que esta torta. vamos cair

  2. gomes - 10/04/2014 - 11:59

    KKKKKKKKKKKKKK nada a ver!

  3. Re - 10/04/2014 - 13:16

    Gente, se ver uma coisa dessas e não saber o que é, não sai postando pra deus e o mundo não, mostra pra um engenheiro q ele vai explicar!

  4. Anônimo - 10/04/2014 - 12:23

    E o CREA? N foi consultado???

  5. Reynaldo - 10/04/2014 - 12:23

    Nesse vao se for verdade, podem interdira a ponte por que nao tem abertrura nenhuma em colunas

  6. GSB - 10/04/2014 - 15:09

    Sou leiga no assunto, mas, estou duvidando muito desta resposta.

  7. albenir - 10/04/2014 - 15:16

    Juntas de dilatação!?!? Tortas desse jeito??? Que desculpa mais esfarrapada!!!

  8. LEITOR ATENTO - 10/04/2014 - 13:30

    Ô POVINHO IGNORANTE !

  9. Daniel Silva - 10/04/2014 - 14:06

    Tá na cara que trata-se de coisa normal... fissura de encaixe... queriam aparecer e conseguiram... tudo pela "fama"... kkkkk

  10. Aslan - 10/04/2014 - 14:07

    A engenharia explica. BRASIL O PAÍS DA COPA.

  11. janaina - 10/04/2014 - 14:18

    uma junta para dilatação não deveria ser reta ? essa faz cruzamento exatamente como uma rachadura

  12. Diogo Gomes - 10/04/2014 - 20:44

    O gente ignorante. Procurem no Y.T. o vídeo da ponte balançando a alguns anos atrás quando ventos de 100KM/H atingirem ela. Isso é feito para quando houver tempestades a ponte poder ser "maleável" e não rachar.

  13. ruth mascimento silva - 10/04/2014 - 15:34

    conserva fiada nunca ouvi falar dessas rachaduras...

  14. Joyce Lessa - 10/04/2014 - 21:17

    Bom,sou leiga no assunto. Mas ñ precisa set técnica para observar q essa rachadura para ñ ter um fissura maior é necessária. Isso é caó! Pq seria uma abertura linear de encache e ñ essa q parece ser um rachadura q esta preste a cair. Pra mim é apenas um jeito q estão tentando abafar o caso por conta da copa e todos os danos q teríamos sem a ponte.

  15. Zé Dirceu - 11/04/2014 - 09:35

    É que a CCR esconde o dinheiro das tarifas do pedágio e das barcas dentro da ponte, aí começou a rachar de tanta grana junta. Igual à caixa forte do Tio Patinhas.

  16. JOSE CARLOS S NOGUEIRA - 10/04/2014 - 16:23

    Não entendi o comentário ("kkkkk") anterior, mas FOI BEM TEMPESTIVO a publicação e esclarecimento por parte da empresa que administra a Ponte. Gostam de TOCAR O TERROR na Internet, como se já não houvessem muita notícia NEGATIVA. As pessoas com o mínimo de experiência de vida sabem que se fazem necessários as juntas de dilatação, como a mostrada na foto, para que as estruturas elevadas não se quebrem. Obrigado CCR PONTE.

  17. Fatima - 11/04/2014 - 11:45

    Juntas de dilatação existem até em prédios. O que morei mesmo tinha. Porém são retas e não tortas como aparece na foto. Muito estranho.

  18. araujo - 10/04/2014 - 17:21

    caraca isso e inacreditavel de ver kkkkkkkkkkk isso ta paresendo mais rachadura do que para proteçao da ponte kkkkkkkkkkkkkkk

  19. Silvana Machado - 10/04/2014 - 18:19

    esse povo adora um sensacionalismo...

  20. federal - 10/04/2014 - 19:24

    "junta de dilatação" em "balanço"? Primeira vez que vejo....

  21. shirley - 10/04/2014 - 21:29

    sei dessas aberturas e da necessidade delas, gostaria que a ccr mostrasse as outras, para
    eu ver se são todas tortinhas como essa

  22. wilian - 10/04/2014 - 19:29

    desde que me conheço como gente isso sempre teve faz parte da engenharia da ponte

  23. roberto - 10/04/2014 - 21:52

    e quando cair sera o que !

  24. André - 11/04/2014 - 10:30

    Acontece que espaçamento para a maleabilidade da estrutura são compreensíveis, agora, com o tamanho que está, e de forma não simétricas como estão aparecendo, gera muita preocupação !!!

  25. Eng. Edmilson Santiago - 10/04/2014 - 22:31

    Todos nós engenheiros sabemos que este espaçamento dilatorial é necessário porém não é o que se trata na foto é um abalo estrutural sério que a embarcada registrou. A ponte corre sérios riscos de romper, estamos proximos de uma tragédia portanto evite-a! Pegue as barcas! Pela sua vida...

  26. Vítor - 11/04/2014 - 12:49

    Quanto tempo vai levar para O FLU fazer uma reportagem com engenheiros da COPPE-UFRJ e UFF sobre o assunto?
    PArece rachadura mesmo, em 45 graus.
    Obrigado ao leitor engenheiro Edmilson pela informação.

  27. Claudio - 11/04/2014 - 13:49

    Rodrigo Coutinho,

    Os comentários não são de pessoas ignorantes e sim de pessoas preocupas em saber o que realmente está acontecendo.
    Primeiro por que o corte está torto ?

    Segundo - Cadê as vigas como nos outros cortes existem ?

  28. Emanoel - 11/04/2014 - 14:06

    A ignorância é a pior das mazelas. Pois qualquer outra se cura, se trata, mas a ignorância não... Essa é eterna.

  29. Sebastião - 11/04/2014 - 14:24

    Seria tranquilizador se a CCR divulgasse as demais juntas.

  30. Delson - 11/04/2014 - 06:02

    Isso ai não é nada o pior é um monte de trincas que tem nas vigas dentro dos túnel existente na ponte.

  31. Sebastião - 11/04/2014 - 11:04

    Não existe corte de dilatação irregular como aparece.Quem diz que esta certo deveria ser responsável pelo que vier acontecer e ser preso.

  32. nillo - 11/04/2014 - 11:22

    vai cair !!! vai cair!! quem trabalha no rio e usa a ponte, deve se mudar para lá antes que a ponte desabe e vc perca seu emprego. tive uma premonição que vai cair... mude-se já

  33. eduardo - 11/04/2014 - 09:50

    como ninguém viu isso esse tempo todo???

  34. federal - 11/04/2014 - 10:19

    Dá pra imaginar o caos se tiver que fechar a ponte? Gostaria que a CCR mostrasse as fotos de todas as juntas de dilatação que existem na ponte. São todas assim? com este desenho? MOSTRAE CCR!

  35. jr - 11/04/2014 - 07:29

    espero que os senhores da ccr ponte tenha razao pois tudo no brasil esta caindo ao pedaços e se a ponte um amanha cair nao estarei surpreso tudo esta sem manutençao das ferrovias as barcas praticamente tudo os onibus estao como latas de sardinha entao pelo proprio bem do povo espero que eles tenham razao.

  36. Rodrigo Coutinho - 11/04/2014 - 08:17

    Comentários de gente ignorante DETECTED!

  37. Clara - 11/04/2014 - 17:35

    As juntas são pequenas lacunas entre placas de concreto em vias de tráfego (avenidas, estradas, ruas, pontes, etc.), E sim, a ponte tem junta de dilatação ao longo do seu percurso!!!

  38. ruy - 13/04/2014 - 20:22

    CONCLUSÃO:é uma junta rachada!

  39. Afosno Freitas - 12/04/2014 - 14:09

    Pelo que sei,Junta de dilatação,é linear e não em angulo,portanto,quero crer que,deve ser feita uma real analise,pois quem tem embarcação e passa por este local,vera sempre em vãos abertos ,ás verdadeiras jutas que fica em posição LINEAR e não em angulo,evasivo,(em diagonal).Juntas são sim,necessárias,mais desta maneira,NUNCA VI,então.. COOP RJ e fica a pergunta,aonde anda o CREA - RJ para uma analise...Vamos prevenir e não dar desculpa.após algo acontecer,certo ?Então...

  40. Marina - 12/04/2014 - 21:00

    Aí meu Deus to c medo agora ,passo na ponte quase todos os dias não quero morrer afogada , caramba cada um d vcs falam uma coisa ,parem de falar o q vcs não sabem ,parem de zuacao ,ficam brincando com coisa seria affff to c medo msm...

  41. Vítor - 13/04/2014 - 01:35

    As juntas de dilatação são previamente projetadas, desenhadas e construídas. Isto que está na foto não é junta, é rachadura mesmo.
    Acordem!!!!

  42. Edmundo Calixto - 15/04/2014 - 00:15

    É uma junta de dilatação, e pode se observar que o lado menor onde se encontra a junta, é um balanço, onde se explica o formato da junta, sendo lado menor apoio para o maior, em edifícios geralmente são retas por não precisarem de apoio no local da junta. E se fosse uma rachadura o local mais provável pra se ter seria no centro do vão livre,as ferragens da estrutura iriam estar visíveis e naquela proporção que se encontra já teria caído.

  43. Elaine - 13/04/2014 - 11:04

    Como tem gente burra. Não estudaram física? Não precisa ser engenheiro para saber que isso é uma Junta de dilatação, que existe em qualquer ponte e sempre existiu na Ponte Rio-Niterói. Estudem mais.

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.