CidadesMuseu

Museu na Praia de Icaraí

0
Tamanho da fonte: A- A+ Por: Patrícia Fahlbusch 03/03/2013

Experimentos surpreendem os visitantes

O Museu de Astronomia e Ciências Afins realiza, neste final de semana, evento em Niterói para mostrar o lado lúdico, agradável, fácil, divertido e interativo da Física e da Ciência, tão presentes no dia a dia de pessoas de todas as idades.

Numa tenda montada na Praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, pesquisadores, físicos e cientistas se reuniram para mostrar como funcionam cerca de 20 experimentos, entre eles, como movimentar ondas, pêndulos, ou conseguir enxergar imagens e cores de forma diferente. Ontem, as reações do público ao projeto ‘Museu vai à Praia’ eram as mais surpreendentes.

“É tudo muito interessante, estava caminhando pela orla e resolvi entrar para matar a curiosidade. Já liguei para amigos e vizinhos virem também. É um aprendizado”, afirmou a aposentada Tânia Flores, de 52 anos.

Os lados lúdico e de conhecimento são exatamente o objetivo do projeto, segundo o assessor Reynaldo Gama. “O projeto existe desde 1987. Levamos os experimentos, os cientistas, os físicos, para que tenham contato direto com os interessados e para popularizar a Ciência e a Física que não são disciplinas chatas, pelo contrário, são interessantes e presentes no dia a dia de todos nós”, garantiu Reynaldo.

Um dos idealizadores do projeto é o pesquisador Ronaldo de Almeida. Segundo ele, o público fica fascinado quando descobre como funcionam os aparatos, e isso é o mais valioso para os profissionais que participam do evento. “Damos as explicações sobre os experimentos e os visitantes adoram, porque passam a entender os motivos de certas coisas acontecerem. Tudo tem uma explicação”, brincou.

O projeto, sempre das 10h às 16h, é realizado em parceria com a Casa da Ciência e Espaço UFF de Ciência. A entrada é gratuita. Este mês, o projeto vai estar na orla de Piratininga (dias 9 e 10) e Itaipu (dias 16 e 17), além do Piscinão de São Gonçalo (dias 23 e 24).


O FLUMINENSE


AVALIE:

 

Enviar para amigo Imprimir

Comente a Notícia

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Grupo O Fluminense. Mensagens que contenham ofensas, acusações e palavrões ou xingamentos não serão publicadas.

Comentários

Esta matéria possui 1 comentário(s)
  1. Ana Beatriz Lima - 04/03/2013 - 22:04

    A Casa da Descoberta (centro de divulgação científica da Uff) também esteve presente.

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.

Publicidade:



Redes Sociais






Fale com
a Redação

(21) 2125-3065