CidadesMais

Mais fogos e atrações na virada do ano em Niterói

3
Tamanho da fonte: A- A+ Por: Íris Marini 15/12/2013

Festa na praia de Icaraí contará com cinco balsas para a queima de fogos, palco principal maior e haverá seis telões para o público acompanhar os shows

O presidente da Empresa de Lazer e Turismo de Niterói (Neltur), Paulo Freitas, promete novidades para o Réveillon de 2014 na Praia de Icaraí. Segundo ele, a ampliação desta edição da grande festa já começa pelo palco concha, que terá 23 metros de medida da boca de cena e será montado em frente à Rua Otávio Carneiro. Ao contrário dos últimos anos, em que três balsas faziam o show pirotécnico, nessa virada de ano serão cinco embarcações na queima de fogos – com duração média de 18 minutos – que ficarão mais distantes da areia e serão comandadas por mesa computadorizada. A estrutura montada pela Neltur, conta ainda, com quatro postos médicos e uma área de 100 metros quadrados próximo a calçada só para portadores de necessidades especiais, além da proibição de ambulantes da Rua Moreira César até a praia. O destaque fica por conta das quatro bandas que animam a festa.

“A Blitz, comandada por Evandro Mesquita e as bandas niteroienses Mustang 65, Colorado Country e Faixa Etária mostram versatilidade no repertório para agradar em cheio ao público da cidade. Os shows começam às 19h30 e quem fecha as apresentações será a Escola de Samba Unidos do Viradouro. O palco é gigante e seis telões – dois no palco e quatro espalhados pela praia – vão exibir as atrações e fazer com que o público acompanhe a contagem regressiva”, revela Paulo Freitas, completando que a expectativa é que 300 mil pessoas comemorem a chegada de 2014 na Praia de Icaraí.

Toda a venda de bebidas será feita por pessoas autorizadas e identificadas, segundo o presidente da Neltur, que também comemora o fato de que já foram tomadas todas as providências legais frente às instituições públicas responsáveis para garantir a segurança e a integridade da população e do evento.“Haverá um carro especial monitorando toda a Praia de Icaraí. Dentro dele, terá um guarda municipal e um policial militar que vão acompanhar as imagens registradas por várias câmeras que filmarão toda a festa”, adianta.

Além disso, três mini-hospitais com balões no alto, indicando a localização deles, serão montados. Cada um contará com leitos climatizados, UTIs, ambulâncias e motolâncias e uma equipe de profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, pessoal administrativo, além de voluntários. Torres de vigília com um PM em cada, guarda-vidas do Grupamento Marítimo (GMAR) estarão de plantão ao longo da noite e o Corpo de Bombeiros também garantem a comemoração.

Policiamento – O reforço no número de policiais militares de Niterói, anunciado há um mês, vai beneficiar ainda a segurança na comemoração do Ano Novo da cidade, como informa o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Gilson Chagas.“Nós vamos partir do mesmo efetivo usado no ano passado. Cerca de 400 PMs, mas estamos estudando a possibilidade de empregar mais homens no evento, que vão surgir após a formatura deste fim de ano, e se unem aos recém-adquiridos na cidade. É provável que este número cresça”, conta.

Esquema de trânsito – De acordo com o presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) e subsecretário de Trânsito e Transporte, Paulo Afonso Cunha, a ideia do Réveillon de Niteirói é semelhante a que fizeram em Copacabana de 1997 a 2000, quando ele trabalhava lá, e segundo o mesmo, não havia engarrafamento.

“O meu desafio neste plano de Réveillon 2014 de Niterói é fazer com que não haja trânsito. Para isso, pretendemos fechar a Praia de Icaraí apenas no dia 31, às 15h, mas talvez consigamos passar para as 16h. Além disso, estou tentando convencer aos outros órgãos de que a reabertura da praia seja por volta das 2h do dia 1º, ou cerca de meia hora depois que todas as apresentações dos shows e as queimas de fogos terminarem, se for mais tarde que isso. Não admito que a avenida seja aberta por volta das 10h, como propuseram. Isto provocaria um caos na cidade. E é isto que não queremos”, avalia.

Proibições – Segundo Paulo Afonso, a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, onde será celebrado o Ano Novo de Niterói, será fechada da Rua Alvares de Azevedo até a Rua Mariz e Barros. Várias ruas no entorno da praia terão proibições de estacionamento de veículos e os motoristas que escolherem vir com seus carros deverão ficar atentos à sinalização de banners, placas e faixas que indicarão onde não será permitido parar ou trafegar. Conforme o responsável pela NitTrans, áreas para estacionamento de veículos devem ser montadas na avenida Almirante Ary Parreiras e na Rua Gavião Peixoto. No entanto, ele não recomenda que as pessoas venham de carro: “O ideal é ir a pé ou usar o transporte coletivo da cidade, para evitar ter dificuldade no deslocamento próximo ao evento. Mas, para quem decidir vir de carro, eu sugiro que pare na Cantareira e pegue um ônibus, ou que siga pela Roberto Silveira, estacione na Ary Parreiras, e novamente venha o resto do trajeto de ônibus. É importante que observem no dia onde haverá permissão para estacionar e que não bebam e dirijam, porque teremos agentes atuando na Lei Seca”, alerta.

Linha especial – A NitTrans vai atuar com 60 agentes, 10 motocicletas, 2 mil cones, 120 cavaletes, além de faixas, placas e banners de sinalização e 8 carros de reboques, para evitar que acidentes interrompam o fluxo próximo aos festejos. As frotas de ônibus que dão acesso ao local também devem ser aumentadas, segundo Paulo Afonso, que revela ainda que duas novas linhas programadas para começarem a rodar em dezembro vão contribuir com locomoção do público.

“Teremos uma linha Charitas X Cafubá e outra Charitas X Maria Paula, que vai facilitar o acesso a Icaraí. Bolsões de ônibus na Alvares de Azevedo e na Joaquim Távora também ficarão disponíveis para a população deixar o bairro”, finaliza.

Em Copacabana, festa será transmitida para outros países.

Pela primeira vez, o Réveillon de Copacabana, na Zona Sul do Rio, terá como tema principal um filme dirigido por um brasileiro – Rio 2 – e será transmitido para diversos países da América Latina e para os Estados Unidos. A Secretaria Municipal de Turismo espera o comparecimento de 2,3 milhões de pessoas à festa, dos quais 767 mil turistas.

Segundo a secretaria, três palcos serão instalados ao longo da orla de Copacabana, além de 300 banheiros químicos, quatro postos médicos, seis UTIs móveis, 30 postos de policiamento e 32 torres de som. Estarão a postos 120 maqueiros e 1,5 mil produtores trabalhando na organização do evento.

Além de Copacabana, oito bairros do Rio farão festa na virada do ano. O secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, informou que a transmissão do evento pela televisão para diversos países ajudará a promover a cidade, que sediará os Jogos Olímpicos de 2016. “O Rio de Janeiro merece”, disse ele.

Mello lembrou que o filme Rio é o tema deste réveillon e que o melhor disso tudo é poder mostrar a cidade, este réveillon, que é o mais famoso do mundo, para que pessoas de outros países assistam. “Sempre tem a cobertura jornalística – este ano teremos como novidade a transmissão da festa para toda a América do Sul e os Estados Unidos.” Onze balsas ficarão a 400 metros da Praia de Copacabana, com 24 toneladas de fogos de artifício, que serão queimadas em 16 minutos. Cerca de 50 técnicos em pirotecnia participarão da festa para garantir a segurança na hora das explosões. Entre as atrações do réveillon deste ano estão a cantora Beth Carvalho, o grupo Nosso Sentimento e os cantores e compositores Will.I.Am, Lulu Santos e Carlinhos Brown. 


O Fluminense


AVALIE:

 

Enviar para amigo Imprimir

Comente a Notícia

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Grupo O Fluminense. Mensagens que contenham ofensas, acusações e palavrões ou xingamentos não serão publicadas.

Comentários

Esta matéria possui 12 comentário(s)
  1. Priscila - 17/12/2013 - 10:24

    Só tem evento na praia de icaraí!? E a região oceânica? Fica por conta do gosto musical do povo q coloca músicas horríveis em seus carros? Prefeito, vamos investir mais nos outros bairros também prefeito. Icaraí não é o único potencial desta cidade!!!!

  2. Julio Miranda Gos - 16/12/2013 - 19:26

    Como sempre uma porcaria de shows!! Não sei que é o e gênio que falou que Niterói só curte Rock!?
    E a Viradouro Fechando ahh pelo amor de Deus.
    Prefiro ver os fogos do Bairro do Fonseca ao ter que ir pra praia aguentar essa porcaria! NITERÓI QUER ARLINDO CRUZ, PRETA GIL, VAI POR MIM (que é da nossa cidade) MUMUZINHO eoutros! Menos essas bandas do arribloco!

  3. Deus - 17/12/2013 - 12:48

    Alô você... que reclama, reclama e só reclama. Mete o pé para outro lugar! parabéns Niterói. Mantendo um bom nível cultural para a cidade.

  4. EU - 15/12/2013 - 18:55

    Niterói sempre com show fraco partiu cabo frio.

  5. adalberto - 16/12/2013 - 08:37

    éo bloco das piranhas de Icaraí ,que já e simbolo no dia 31 , não vai acontecer não ?

  6. joao - 17/12/2013 - 16:50

    fala serio so show ruim como sempre

  7. Cida amparo - 17/12/2013 - 18:53

    Pelo visto o presidente da Neltur continua sendo o mesmo pois vou te falar NITEROI COMO SEMPRE UM LIXO de show! como disse o colega ai em cima prefiro curtir os fogos do meu bairro. ao ter que ir a praia escutar a banda falida Blitz e e aquele show de 20 minutos da Viradouro.Prefiro ficar em casa. Sinceramente Rodrigo Neves NITEROI CONTINUA PESSIMA. AQUI TBM MORA PESSOAS QUE CURTEM OUTROS ESTILOS. CHEGA DE ROCK e VIRADOURO QUEREMOS NOVIDADES!!!

  8. Renato Duval - 17/12/2013 - 20:57

    Eu não quero Mumuzinho não!!!! Sai pra lá Ixkenta!

  9. Gabriella - 24/12/2013 - 01:27

    Cada um tem um gosto, nem deus agradou a todos me poupe né fica em casa vendo o show da virada...

  10. Sol Ribeiro - 26/12/2013 - 11:41

    Adorei a programação. Tudo, menos show gospel!!

  11. Milena - 27/12/2013 - 18:33

    Eu ja tinha marcado com os amigos p ir pra Icaraí,mas com essas atrações horríveis ate desanimei, sinceramente n da p colocar nada melhor n ? Um vai por mim, mumuzinho, imaginasamba, ou algo do tipo... pq essas atrações ai ate disanima sair de casa.... atrações melhores por favor....

  12. Claudia - 29/12/2013 - 17:33

    Porque 5 balas em Icarai e nenhuma em Charitas ou São Francisco?

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.

Publicidade:



Redes Sociais






Fale com
a Redação

(21) 2125-3065