CidadesTRE

TRE inicia preparativos para cadastrar os eleitores do RJ

5
Tamanho da fonte: A- A+ 20/04/2013

Tribunal Regional Eleitoral do Rio dará início, dia 29, ao cadastramento biométrico dos eleitores de Niterói. Atendimento será no Ginásio Caio Martins ou no Fórum da Região Oceânica

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) dará início, no dia 29 de abril, ao cadastramento biométrico dos eleitores de Niterói. Quem quiser evitar filas já pode agendar o atendimento pela internet, em www.tre-rj.jus.br/biometria.

Com o objetivo de evitar filas, o TRE-RJ recomenda que, no mês de maio, compareçam aos postos de atendimento, preferencialmente, os eleitores nascidos em janeiro e fevereiro; em junho, os nascidos em março e abril; em julho, os nascidos em maio e junho; em agosto, os nascidos em julho e agosto, em setembro, os nascidos em setembro e outubro; e em outubro, os nascidos em novembro e dezembro. Caso não possa comparecer no mês correspondente à sua data de nascimento, o eleitor será atendido normalmente em qualquer outra data.

“A tecnologia da biometria é mais um avanço no processo eleitoral brasileiro, que já é conhecido pela eficiência da informatização, no sentido de eliminar qualquer possibilidade de fraude, por menor que seja, além de dar mais agilidade”, enfatiza a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), desembargadora Letícia Sardas.

O cadastramento, que vai até 31 de outubro deste ano, é obrigatório para 376.021 eleitores do município, inclusive aqueles cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos.

Quem deseja transferir seu título de eleitor para a cidade ou reside em Niterói e queira tirar o título pela primeira vez também deve comparecer. Só estão dispensados aqueles que já tiveram seus dados biométricos coletados pelas zonas eleitorais do município (6.752 eleitores).
Os eleitores que deixaram de votar ou faltaram aos trabalhos eleitorais precisam pagar as respectivas multas antes do cadastramento biométrico. Para tanto, poderão obter a guia de pagamento da multa nos próprios postos de atendimento ou em qualquer zona eleitoral.

Os eleitores de Niterói que não fizerem o cadastramento até 31 de outubro terão o título cancelado. Com isso, além de ficarem impedidos de votar nas próximas eleições, não poderão tirar passaporte, prestar concurso público e obter empréstimos em bancos oficiais.

Biometria é um avanço tecnológico

O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou mesmo que utilize um documento falso de identidade para tirar o título, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas.

Quando comparecer ao posto de atendimento, o eleitor fará a coleta da impressão digital, irá tirar fotografia digital e também atualizará os dados cadastrais. No dia da eleição, ele será identificado em sua seção eleitoral por meio da impressão digital, e o sistema biométrico irá liberar a urna eletrônica para votação.

No Rio de Janeiro, os eleitores de Búzios já votam por meio de impressões digitais. Lá, o cadastramento foi feito em 2009. No Brasil, o cadastramento biométrico teve início como projeto piloto para as eleições de 2008.

Mais de 300 municípios de 14 estados e do Distrito Federal, incluindo nove capitais, iniciam este ano o recadastramento biométrico de quase 10 milhões de eleitores, que votarão por esse sistema nas eleições de 2014. Além de Brasília, eleitores de oito capitais vão se recadastrar em 2013 pelo sistema biométrico.

Até as eleições do ano passado, mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios do país já tinham usado a nova tecnologia. Apenas dois estados – Sergipe e Alagoas – já tiveram 100% do eleitorado recadastrado. A expectativa da Justiça Eleitoral é que, até 2018, o sistema esteja implantado em 100% dos municípios brasileiros.

Locais de cadastramento

Estádio Caio Martins
Endereço: Rua Presidente Backer, Santa Rosa.
Atendimento: das 9h às 17h, de segunda a sexta.

Fórum da Região Oceânica:
Endereço: Estrada Caetano Monteiro, s/n, em Pendotiba.
Atendimento: das 11h às 18h.

* O Estádio Caio Martins será o único posto que receberá eleitores sem agendamento.

Para fazer o cadastramento, o eleitor deverá levar:

• Documento de identidade,

• Comprovante de residência atual,

• Título de eleitor e CPF, se possuir.

** No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, deverão levar também o comprovante de quitação militar.


O FLUMINENSE


AVALIE:

 

Enviar para amigo Imprimir

Comente a Notícia

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Grupo O Fluminense. Mensagens que contenham ofensas, acusações e palavrões ou xingamentos não serão publicadas.

Comentários

Esta matéria possui 15 comentário(s)
  1. Bellerophon - 20/04/2013 - 07:49

    O ideal também seria que a urna eletrônica emitisse o comprovante do voto do eleitor.
    Estranho mesmo é que nenhum outro país no mundo, quis comprar nosso ‘avançadíssimo, rápido e moderno' método.

  2. cristina - 17/07/2013 - 00:00

    moro no centro do rio,lapa. gostaria de saber se quem mora aqui na cidade,tem que ir fazer em niteroi ou teremos que aguardar ser feito aqui? quando seria? não quero perder meu titulo.aguardo resposta

  3. marcelo dos santos - 22/07/2013 - 09:32

    onde vou para cadastrar o titulo ja que moro na area da leopoldina?

  4. shirlene de souza - 15/08/2013 - 18:44

    oi gostaria de saber se na area do bairro realengo do municipio rio de janeiro vamos precisar de se cadastrar para a biometria

  5. Sandra Russo - 31/08/2013 - 11:19

    Moro na Praça Seca e gostaria de saber onde posso me cadastrar?
    Grata,
    Sandra

  6. Thatiana - 04/10/2013 - 20:44

    boa noite, sou moradora de campo grande na cidade do rio de janeiro gostaria de saber se haverá cadastramento da biometria pela redondeza e bairros vizinhos com sta cruz bangu... obrigado..

  7. José Soares de Magalhães - 18/10/2013 - 08:07

    Minha sogra e a irmã dela tem 90 e 86 anos respectivamente. Elas têm enorme dificuldade de andar,um delas já não tem o titulo de eleitos. Tenho perguntado sobre a real necessidade delas de fazerem o cadastramento biométrico. Como as respostas são desencontradas, gostaria de saber o que devo fazer em relação ao assunto. Elas são pensionistas do INSS. Muito obrigado.

  8. wallace - 20/10/2013 - 00:30

    inveslimente sou de itaboraí e pelo que estou vendo não há ou não houve interese no cadastro biometrico nesse lugar, solicito saber, qual o motivo e que tome providência a respeito do fato TRE.

  9. Denise santos - 31/10/2013 - 12:32

    Quero saber se já tem data prevista no estado do Rio, pois em Jacarepaguá

  10. Flavia Santos Piccirillo - 14/11/2013 - 10:10

    Quando vai iniciar o cadastramento para os moradores do município do RJ

  11. marta senia mota - 26/11/2013 - 22:30

    quando vai inicia o cadastramento para do moradores do RJ

  12. marta senia mota - 26/11/2013 - 22:33

    sou de são cristovão do rj onde devo fazer a biometria

  13. agnaldo da costa andrade - 12/12/2013 - 22:17

    moro em benfica gostaria de saber quando vamos ser cadastratados! rio janeiro

  14. Lorena Camilo - 08/01/2014 - 12:43

    Sou moradora de Campo Grande Rj e gostaria de saber quando e onde vai ser o recadastramento biometrico aqui.

  15. maria da gloria - 09/01/2014 - 12:49

    Moro em campo grande rj enderecoonde me cadasqtro biometrico

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.

Publicidade:



Redes Sociais






Fale com
a Redação

(21) 2125-3065