Questionando a compreensão de feminilidade em mostra

Exposição faz uso de técnicas como fotografia, assemblagem, pintura, instalações, vídeo, poesia, serigrafia, etc. - Foto: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Amanda Erthal e Marcela Fauth apresentam a exposição “O que é feminina?”, com o intuito de questionar a compreensão da feminilidade através de indumentária (vestuário), objetos afetivos, pinturas e fotografias. A abertura acontece nesta quinta-feira (1º), às 18h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.

A exposição tem como objetivo formar uma narrativa poética do que possa vir a ser o entendimento de feminilidade na Arte Contemporânea e desenvolver uma reflexão acerca das imposições socioculturais, fazendo com que o público possa interagir no ambiente instalativo, que funciona como uma ocupação working in progress.

“Considerando que as transformações sociais se relacionam diretamente com o desenvolvimento de conceitos artísticos, se faz possível compreender o quão fundamental tem sido a atuação de artistas mulheres que desenvolvem narrativas poéticas acerca do feminismo e da feminilidade na Arte Contemporânea”, afirma Amanda, que utiliza as imagens como expressão e instrumento de transformação, dispondo de técnicas como a fotografia, assemblagem, pintura e objetos instalativos para compor umalinguagem poética que visa projetar questões a respeito do corpo e da construção da condição feminina na sociedade.

Já Marcela usa fotografia, vídeo, poesia, serigrafia, texto, indumentária e instalação como formas de registro das suas experiências corpóreo-sentimentais, que lançam luz sobre alguns temas como passagem do tempo e impermanências. Ela também busca uma profunda problematização de temas como autoimagem, alteridade, o corpo e seus desdobramentos no contexto sociocultural e político.

As artistas se conheceram durante as aulas do mestrado em Arte Contemporânea na UFF e logo perceberam afinidades, principalmente com relação à forma como expressam as angústias existenciais como mulheres, artistas e pesquisadoras. A partir destas questões em comum, elas tiveram a ideia de construir um espaço de acolhimento para seus processos artísticos e a montagem da exposição deixa claro o caráter experimental do projeto.

“Acreditamos que esta exposição será realmente memorável! Especialmente a noite de abertura, que contará com apresentações e performances de diversas artistas que também propõem um debate acerca do feminino, baseado na experiência de sentir como a arte pode nos ajudar a compreender quem somos. Sabemos que as mulheres foram muito objetificadas ao longo da história, e hoje ter mulheres ocupando estes espaços e se expressando de forma genuína é muito importante!”, convidam as artistas.

A mostra promete trazer muitas reflexões sobre as influências e opressões da sociedade em relação à feminilidade. Será que as nossas escolhas e decisões são realmente fruto da nossa vontade ou mera reprodução do que acreditamos que será aceito pelas outras pessoas?