EconomiaExpectativa

Expectativa de crescimento para diversos setores em Niterói

3
Tamanho da fonte: A- A+ Por: Íris Marini 06/01/2014

Para o secretário de desenvolvimento econômico, Fabiano Gonçalves, as estrelas de 2014 ficará novamente entre os serviços de hotelaria, gastronomia e entretenimento

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói e presidente da Câmara dos Dirigentes e Lojistas de Niterói (CDL), Fabiano Gonçalves, analisa os avanços do Município ao longo de 2013 e fala sobre as expectativas para o próximo ano. Segundo ele, houve crescimento efetivo na cidade, que certamente influenciará no aumento do seu PIB, principalmente pelo início da criação e construção de novas plantas industriais e novos pontos de vendas.

As estrelas de 2014 serão novamente os serviços de hotelaria, gastronomia e entretenimento. Além disso, a indústria de construção e os serviços de reparos navais também melhoram, avalia o secretário. “Como sabemos, o pré-sal já é uma realidade. Para ele entrar em atividade, há toda uma preparação que exige a demanda de serviços focando o início das operações. No Turismo, Niterói será beneficiada por ser uma cidade muito próxima da capital e principalmente devido aos esportes. Em janeiro, na Semana Brasileira de Vela, Niterói vai sediar o campeonato mundial de vela, atraindo atletas e seus familiares de todas as partes do mundo”, acredita.

Ele revela ainda quais foram os setores que se ampliaram e os que tiveram queda. “O varejo em geral, a construção naval, o entretenimento e os serviços de hotelaria cresceram, mas o setor gráfico teve queda”, explica o secretário.

O levantamento do anuário Finanças dos Municípios Fluminenses lançado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico no dia 10 de dezembro também mostra avanço nas finanças de Niterói em 2012. De acordo com a revista, a cidade foi diretamente influenciada pelo aumento da receita tributária e dos repasses dos royalties e participações especiais do petróleo que, juntos, responderam por mais de três quartos do aumento da receita total do Município. Em 2013, para continuar a contribuir com as melhorias do Município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Seden) promoveu uma série de medidas ao longo do ano, conforme enumerou o presidente da CDL. “A própria formatação da Seden, a geração do diagnóstico econômico do Município, a implementação da Lei Geral das Mais, a abertura da Rua Visconde de Uruguai e a participação ativa na elaboração do projeto de revitalização do Centro cooperaram com os bons resultados da cidade”, afirma.

O aumento da criação de postos de trabalho aquece a economia local neste ano e no próximo, como comenta Fabiano Gonçalves.“O estaleiro Brasas precisou criar cerca de 2 mil postos de trabalho para a montagem de módulos de plataformas. O Plaza Shopping, por conta da sua expansão, gerou mais cerca de 500 vagas entre diretos e indiretos. E o próprio Porto de Niterói gerou muitos empregos em 2013 e vai gerar outros tantos. É certo que mais de mil trabalhos surgirão com a chegada de uma nova base de operação chamada DIC de reparo”, constata.

Para Fabiano, em 2014, a cidade dará um salto econômico sustentada pela Copa do Mundo e o Turismo proveniente do evento. As obras da TransOceânica e a revitalização do Centro da Cidade também impulsionarão o crescimento. “Tal como foi a Jornada Mundial da Juventude a Copa do Mundo traz um incremento de recursos para cidade. O Turismo também permite a chegada de novos restaurantes, por exemplo. Muitos vão frequentar as nossas lojas. Acrescenta-se a necessidade de guias turísticos, mais transporte, táxis e toda a estrutura para receber um fluxo maior de pessoas”, analisa.

Ainda conforme o secretário, a expectativa é boa quanto às contratações de funcionários que fizeram serviços temporários nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Só no fim do ano foram ofertadas 2 mil vagas abertas para os empregos provisórios.

“Com o fluxo resultante destes serviços temporários é que se aumenta a oferta de trabalho, porque nem todos são demitidos. Cerca 30 a 35% conseguem ser efetivados depois de janeiro. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem realizado Rodadas de Emprego, na sua sede, na Rua Visconde de Sepetiba, 987/10º andar. Centro – Niterói, onde jovens são orientados por psicólogos e se candidatam às ofertas de trabalho do seu interesse. Neste ano, já foram realizadas duas rodadas de emprego. E a terceira será realizada em fevereiro de 2014”, adianta.


O Fluminense


AVALIE:

 

Enviar para amigo Imprimir

Comente a Notícia

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Grupo O Fluminense. Mensagens que contenham ofensas, acusações e palavrões ou xingamentos não serão publicadas.

Comentários

Esta matéria possui 1 comentário(s)
  1. Visitante - 06/01/2014 - 10:14

    Cresce também o número de empreendimentos imobiliários, o calor, a violência, o número de veículos, o trânsito, os ambulantes, a sujeira nas praias, o esgoto vazando, e o IPTU!

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.

Publicidade:



Redes Sociais






Fale com
a Redação

(21) 2125-3065