EsportesBrasileiros

PLANTÃO /

Brasileiros aparecem entre líderes no ranking mundial de vela

Tamanho da fonte: A- A+ 02/09/2013 - 17:45

Esporte com maior número de medalhas de ouro (seis) na história do Brasil em Jogos Olímpicos, a vela segue rendendo bons resultados fora do País. Em atualização de ranking divulgada nesta segunda-feira, a Federação Internacional de Vela (Isaf, em inglês) apontou três competidores brasileiros entre os melhores do mundo em suas respectivas categoria: Ricardo “Bimba” Winicki Santos (Men’s RS:X), Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan (470), e Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX).

Na lista da classe Men’s RS:X, Bima aparece na segunda colocação, atrás do espanhol Ivan Pastor e à frente do britânico Nick Dempsey. Aos 33 anos, o velejador tem como maior feito na modalidade a medalha de ouro no Mundial de 2007, em Portugal. Além disso, conquistou duas pratas, em 2002 e 2005, mas na Mistral.

Entre as mulheres, a dupla formada por Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan ficaram na vice-liderança, atrás das austríacas Lara Vadlau e Jolanta Ogar. Já na 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze ocupam a segunda colocação, entre as lideres neozelandesas Alex Maloney e Molly Meech e as italianas Giulia Conti e Francesca Clapcich.


Gazeta Esportiva