Assine o fluminense

Atendimento odontológico para grávidas faz um ano



Serviço pioneiro no Estado do Rio funciona no Hospital da Mulher de São Gonçalo, com média de 12 pacientes por dia

A clínica no Zé Garoto pretende acabar com o mito de que mulheres grávidas não podem ir ao dentista

Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

Serviço pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, o consultório odontológico para gestantes da rede municipal de Saúde de São Gonçalo está completando um ano de funcionamento. 

Com média de 12 pacientes atendidas por dia e localizada no Hospital da Mulher Gonçalense, no bairro Zé Garoto, a clínica pretende acabar com o mito de que mulheres grávidas não podem ir ao dentista. 

“Não só podem, como devem. A boca é a porta de entrada de muitas doenças e, em hipótese alguma, deve ser tratada desassociada da saúde geral. Existem riscos quando o tratamento odontológico não é feito, como o parto prematuro ou o baixo peso do recém-nascido, por exemplo, em casos de infecção periodontal não cuidada”, explicou a cirurgiã-dentista Dária Cruz. 

“Alguns problemas acometem mais as gestantes, como o sangramento gengival, e também atendemos emergências. A mulher grávida não tem que ficar suportando dor de dente. Alguns casos, como os tratamentos de canal, realmente não são feitos, mas podemos tirar o desconforto e preparar o acesso e um curativo para que a paciente possa aguardar o término da gestação para retornar ao dentista”, ressaltou Dária, enfatizando que a prioridade é restabelecer a saúde bucal da gestante. 

Para agendar a consulta é preciso levar o encaminhamento do médico pré-natalista. Em casos de emergência, basta comparecer ao local, de segunda a quinta-feira, entre 8h e 12h. 

O subsecretário de Odontologia de São Gonçalo, Paulo Alberto Nascimento, informou que, em dois anos, o município de São Gonçalo inaugurou 54 consultórios odontológicos - cada um deles com média de 20 atendimentos diários. 

“Até o final do governo teremos chegado a 74 consultórios. Além disso, também oferecemos atendimento odontológico em 60 Unidades de Saúde da Família”, afirmou. 

O Hospital da Mulher Gonçalense fica localizado na Rua Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto, atrás do Hospital Infantil Darcy Souza Vargas.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comments

Veja também

Scroll To Top