Assine o fluminense

Ano-novo: contagem regressiva

Estrutura dos fogos começa a ser montada dia 21. Expectativa é que todas as balsas estejam prontas no dia 24

 

Evelen Gouvêa

A montagem das estruturas que serão utilizadas nas balsas usadas na queima de fogos do Réveillon de Icaraí, principal festa de ano-novo da cidade, começa no próximo dia 21. Neste sábado (15), uma das seis embarcações, que já foi vistoriada pela Capitania dos Portos e será usada como apoio, começou a receber parte do material. A previsão é que todo o serviço seja finalizado até o dia 28.

De acordo com Arthur Domberg, dono da Domberg Shows Pirotécnicos, empresa responsável pela exibição desde 1991, o cronograma de montagem da festa está seguindo dentro do planejado. Os artefatos já estão no Brasil e, segundo ele, foram liberados pelo Corpo de Bombeiro e a Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (CFAE) da Polícia Civil.

As balsas, que estão sendo reformadas no Estaleiro Dialcar Serviços Marítimos e no Estaleiro Camorim, já estão sendo finalizadas. No cronograma, uma balsa, que já foi liberada, será ocupada com os tubos de fibra utilizados na soltura dos fogos. Os tubos chegaram ao Dialcar na última quarta-feira e começaram a ser empilhados na embarcação até que as outras cinco a serem usadas no dia sejam liberadas pela Capitania dos Portos.

“A gente já arruma na balsa de apoio e depois colocamos todas as estruturas nas outras quando liberadas pela capitania. Depois disso, colocamos os artefatos. Neste ano, estou usando o tema do Brasil de hoje e como estamos vivendo. Vamos ter sequências das cores da bandeira e após vamos para a outra parte do show, que é voltada para a alegria, com muitas cores, muita energia positiva”, adiantou.

Segundo Arthur Domberg, o cronograma está dentro do previsto

Evelen Gouvêa

O cronograma data o dia 21 como o início da montagem dos artefatos nas balsas, trabalho que segue até o dia 24. Entre os dias 26 e 28, os últimos ajustes serão feitos, como ligar os controles que permitem o estouro das bombas, localizadas a 500 metros da praia. Serão 12 mil bombas divididas em seis balsas, 2.500 fogos a mais do que no último ano. O show deve durar entre 15 e 17 minutos.

“A expectativa é de fazer um melhor show do que de 2017, um espetáculo muito impactante. As bombas vão formar borboletas, coqueiros e alguns efeitos diferenciados. A sexta balsa vai ficar na frente das outras cinco, que estarão a 150m uma da outra. Essa vai ficar na frente da balsa do meio para formar os efeitos diferenciados”, explicou, completando que a bomba dourada de 12 metros que ficaria a 300m de altura não chegou a tempo.

Festa – São esperados 500 mil pessoas na Praia de Icaraí para a transição de 2018 para 2019. Neste período, a expectativa é que 750 mil turistas cheguem na cidade. Lulu Santos comanda a comemoração após a virada do ano, que ainda terá shows das bandas niteroienses Melim, DKV e Bloody Mary. Cinco telões espalhados pela praia garantem a visão dos visitantes. O cronograma de montagem do palco será conhecido somente após a licitação marcada para o próximo dia 19, na sede da Neltur, em São Francisco.

Um chamamento público para empresas de cerveja artesanal foi aberto pela Neltur para interessados em trabalhar no Réveillon de Niterói. Serão 10 bares. As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira (17) e a seleção será no dia 18, na sede da Neltur, em sessão pública, às 11h.

O Réveillon da Praia de Itaipu, na Região Oceânica, também faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Niterói, porém, não há programação especial para o local. O apoio é oferecido para a festa dos moradores da comunidade local.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comments

Veja também

Scroll To Top