Assine o fluminense

Apuração do segundo para reitor da UFF acontece nesta quinta

Após três dias de votações, contagem será realizada na Faculdade de Direito

Segundo a comissão eleitoral da UFF, o pleito aconteceu de forma mais organizada, após a realização do primeiro turno

Foto: Lucas Benevides

A Universidade Federal Fluminense (UFF) deve ter já amanhã seu novo reitor para o quadriênio 2018-2022. Com o fim do segundo turno da eleição na noite desta quarta-feira (16), a expectativa da comissão eleitoral é finalizar a apuração dos votos, que acontece a partir das 10h na faculdade de Direito ainda esta quinta-feira (17), até às 20h. Das três chapas inscritas, concorreram a chapa “Juntos pela UFF”, com o atual vice-reitor Antônio Claúdio, e a chapa “Nossa UFF - Uma Universidade de todos para todos”, com Roberto Salles, ex-reitor.

Para o presidente da comissão eleitoral da UFF, João Evangelista, o segundo turno aconteceu de maneira mais organizada após a experiência do primeiro. A expectativa é que o número de votantes aumente em relação à primeira fase. 

“Percebemos uma maior movimentação de técnicos administrativos e alunos desta vez. No primeiro turno, foram 74% dos docentes votantes, número que deve aumentar. De técnicos, deve passar de 70% (foram 67% no primeiro turno) e de alunos deve chegar a 20% (contra 15% do primeiro turno), mas não há um quantitativo de votantes ainda”, comentou, completando que, ao final da eleição, será feito um relatório indicando o processo realizado, com sugestão de melhorias para as próximas votações. 

No primeiro turno, foi considerado um empate técnico entre as chapas 1 e 2. Com 46% dos votos computados, a chapa “Juntos pela UFF” concorreu à gestão da universidade com o candidato Antônio Claúdio, atual vice-reitor, e Fábio Passos, seu candidato a vice. Já a chapa “Nossa UFF - Uma Universidade de todos para todos” registrou 45% dos votos no primeiro turno e buscou a vitória com o candidato Roberto Salles, ex-reitor, e o vice Wainer Silva.

No primeiro turno, dos 58.066 estudantes aptos a votar, compareceram apenas 9.518, já de técnicos administrativos foram 2.784 votantes de 3.849 aptos, e de docentes eram 3.213 aptos, e 2.536 pessoas votaram. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comments

Veja também

Scroll To Top