Assine o fluminense

Aumento na conta de luz sob investigação

Segundo a Enel, não há qualquer irregularidade no processo de medição e faturamento

Membros do Conselho da Comissão Tributária da OAB Niterói se reuniram nesta quinta-feira (31) para estudar os casos dos altos valores cobrados dos consumidores nas contas de luz recebidas no mês de janeiro. O grupo deve se reunir nesta sexta com representantes da Concessionária Enel para buscar entender o que motivou o aumento na cobrança. 

De acordo com Daniel Marques, membro do Conselho, todos os fatores que ajudam a compor o preço final da tarifa foram estudados. O objetivo da comissão é destrinchar a tarifa e entender o motivo do aumento. Desde impostos, consumo, e como alguns clientes passaram a pagar um ICMS de 32%, em vez de 18%. “Nós já temos um questionamento de que um serviço essencial, como o de energia, não pode ter um valor de ICMS maior que 18%”, disse. 

Ainda segundo Marques, há a intenção de se fazer uma audiência pública na Câmara de Niterói, o que conta com o apoio de alguns vereadores. Contudo, a audiência ainda segue sem data prevista para ser realizada. “Se acharmos que exista alguma arbitrariedade, nós vamos achar os caminhos necessários para combatê-la”, afirmou. 

Em nota, a Enel esclareceu que não há qualquer irregularidade no processo de medição e faturamento da companhia. A empresa acrescenta que, com as altas temperaturas do verão, há aumento no consumo de energia devido ao uso mais frequente da geladeira, de aparelhos de ar condicionado e ventilador, por exemplo. 

A empresa orienta aos consumidores a verificarem seu consumo de energia em kWh, comparando o valor consumido atualmente com o do mesmo mês do ano passado, e ressalta que quando o consumo de energia ultrapassa 300 kWh, o ICMS que incide sobre a conta passa de 18% para 32%.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comments

Cleir Victorino Pacheco
ALÔ SÃO GONÇALO CADÊ OS REPRESENTANTES DA OAB ( SG ) E O LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO, AFINAL, NÃO É SÓ A CIDADE VIZINHA QUE PODE ENTRAR COM UMA COMISSÃO DE ASSUNTOS DE ABUSO DE PODER ECONÔMICO POR PARTE DA ENEL.
Vote up!
Vote down!

: 2

You voted ‘up’

Leonardo Botelho
Pior é a nota da Enel culpando o ar e ventilador. Em dezembro todos já estavam usando estes aparelhos e nada justifica tamanho aumento de consumo em todas as residências. Como pode uma casa sem qualquer alteração passar de 600kw para 900kw de janeiro de 2018 para 2019. Vale investigar porque há algo muito errado.
Vote up!
Vote down!

: 3

You voted ‘up’

João Carlos Viegas
Como a Enel tem o cinismo de dizer que não há irregularidade?! As contas tiveram uma subida absurda!! Sugiro que parcelem o pagamento porque está difícil pagar de uma vez só. E não me venham com história de gato roubando energia. Não vou pagar pelo roubo dos outros.
Vote up!
Vote down!

: 3

You voted ‘up’

João Wesley da Silva
Os medidores eletrônicos com os chips permitem a leitura remotamente, como também o padrão de medição (se potência, em kwh ou corrente em A - o que seria proporcional se a tensão fosse constante, mas não é, nas periferias principalmente - o que permite à empresa usar o que for mais interessante para obter mais lucro. Não me surpreenderia se for provado que eles alterem também outros dispositivos, de medição, inclusive, remotamente.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

João Wesley da Silva
Já pagamos pelo roubo dos outros! Há muito furto e a empresa precisa apresentar lucro para seus acionistas - então não terão prejuízo. A ANEEL autoriza um percentual para cobrir estes valores. Furtos cometidos pelo próprio pessoal que trabalha para eles - próprio ou terceirizado. Isto é Brasil.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Silvia Jardim Dutra
De 11/12 a 19/01, fiquei de segunda a sexta fora , só vindo para casa nos finais de semana, moro só e minha conta de luz triplicou, tem algo muito errado.
Vote up!
Vote down!

: 1

You voted ‘up’

Murilo
Isso é mais do mesmo ! Todos sabemos que a enel faz média dos ultimos meses ou anos para gerar sua conta ! Faça o seguinte teste : Experimente ir em uma agencia da enel e peça para eles te darem o seu consumo de luz DIARIO ! Isso mesmo DIARIO e nao mensal , diga que vc quer saber quanto gastou de energia diariamente para tentar fechar com o valor de kwh cobrado e veja qual a resposta da atendente...depois vc me conta !
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

robson da silva azevedo
A Enel acha que nos a população somos palhaços moro na Engenhoca fico fora das 08 00 hs ate as 18 00 hs chegando vou pra academia so chego as 22 00 hs na minha Residencia mora so eu e minha mãe não tenho ar condicionada somente um televisor e uma geladeira o chuveiro nem eletrico e a conta de 150 pulou para 450 reais lembrando se atrsasr um dia eles costumam corta para religar e no prazo de 48 tiver que ir nacantareira levar a conta paga implorar para ligar isso é um absurdo
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

valdmar p.de SIQUEIRA
TALVEZ NINGUÉM SAIBA MAIS A ANTIGA AMPLA QUE HOJE E A ENEL MUDOU OS CABO DE COBRE PARA DE ALUMINIO COM CALOR ESQUENTA E FAZ CONSUMIR MAIS.FORA O LADRAO DO CHIP .NO MUNDO NENHUM PAIS ACEITOU SO O BRASIL.ABRA OS OLHOS BRASIL.................................................................................
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Luanda junger de oliveira ferreira
É um absurdo essa conta vim alta desse jeito. Ninha conta veio 580.00 eu nunca paguei isso. Minha conta vinha 250.00 pulou pra 580.00 um absurdo! Tem que investigar isso ai. Nao podemos pagar, por quem esta roubando.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Inez Nazaré de Mello Sant'Anna i
A minha conta que vence em fevereiro,veio em dobro, comparado ao mês anterior,em kWh e consequentemente no valor final.Sem que eu tenha consumido nada a mais que mês anterior. Não passo roupa,o chuveiro na posição frio,o ar condicionado só a noite. Nada diferente do mês anterior. Solicitei revisão e a Enel diz que a medição está certa. QUERO A LAVA JATO NA ENEL.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Adriana Cristo
História p boi dormir dessa empresa, c pior serviço prestado q existe. Vive tendo esses abusos c o consumidor q fica por isso msm, tem q entrar c uma ação coletiva contra esse roubo descarado nas contas de energia. Enel nojo ranço eterno desse joça. Ah fiquei sabendo q eles compram energia da light e repassam p gente, não vejo esse tipo de abuso na light.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top