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Bicicletário será apresentado como exemplo de sucesso

Estacionamento para bicicletas no Centro de Niterói vai ser destacado em evento sobre mobilidade urbana

Representantes da Federação Europeia de Ciclistas e organizadores do Velocity 2018, que acontece até amanhã no Rio, visitaram o bicicletário no início da semana

Luciana Carneiro/Divulgação Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói apresenta nesta quinta-feira (14), no Velocity 2018, no Rio, o seu exemplo de sucesso Bicicletário Arariboia. O evento é a principal série de conferências internacionais de planejamento sobre mobilidade urbana e bicicleta, que pela primeira vez é realizada num país da América Latina. 

O Bicicletário Arariboia conta com 4.890 usuários cadastrados e está localizado ao lado da estação das barcas, no centro de Niterói, no lugar que antes era ocupado por 26 vagas de carros. O estacionamento de biclicletas é um dos principais responsáveis pelo crescente número de ciclistas na cidade: 49.3% dos usuários não usavam bicicleta antes da abertura do bicicletário e 19,2 % utilizam bikes há menos de seis meses.

O aumento do número de ciclistas nas ruas de Niterói também pode ser verificado nas contagens realizadas frequentemente. A última, no final de maio, revelou que 453 ciclistas passaram pela Avenida Amaral Peixoto entre 18h e 19h, um aumento de mais de 40% em relação a dezembro de 2017, quando o número registrado foi de 277.

A quantidade de bicicletas que atravessam a Baía de Guanabara nas barcas também é um indicativo do aumento de adeptos das pedaladas. A concessionária que administra o serviço de transporte hidroviário entre a Praça Arariboia e a Praça XV, no Rio, registra, atualmente, média de 1,5 mil ciclistas nas embarcações, diariamente.

Com o aumento do número de ciclistas nas ruas, será necessária a ampliação do bicicletário, já que o espaço tem ficado lotado nos horários de pico, pela manhã e à tarde.

Visitas - No início da semana, representantes da Federação Europeia de Ciclistas, organizadores do Velocity 2018  e de programas que incentivam o uso do transporte sustentável em diversas cidades europeias e asiáticas, visitaram o estacionamento de bicicletas e conheceram o programa cicloviário do município.

Os visitantes foram recebidos por Claudia Tavares, coordenadora do Niterói de Bicicleta, programa da prefeitura gerenciado pela Secretaria Executiva do município. Ela explicou o funcionamento do estacionamento, que oferece 416 vagas. 

Os ciclistas estrangeiros também foram apresentados ao programa de incentivo ao uso da bicicleta em Niterói, que hoje conta com uma malha cicloviária de 40 quilômetros, e foram informados sobre a ampliação das ciclovias - a prefeitura planeja implantar 100 quilômetros nos próximos três anos, sendo 57 na Região Oceânica.

O secretário Executivo de Niterói, Axel Grael, destacou que o Bicicletário Arariboia é o primeiro bicicletário fechado e seguro da Região Metropolitana, projetado, implantado, gerenciado e mantido por uma prefeitura.

“Receber a Comitiva da Rede Cidades e Regiões pela Bicicleta da Federação Europeia de Ciclistas no momento em que os membros desta rede estão no Rio de Janeiro para a Conferência Velocity 2018 é um sinal que estamos no caminho certo. Para nós é uma grande felicidade saber que estamos atraindo os olhos e atenção de autoridades e técnicos de regiões e cidades que desenvolvem políticas públicas e infraestrutura pro-bicicleta de reconhecimento internacional. Esta visita muito nos honra e serve de estímulo para continuar trabalhando para o desenvolvimento de infraestrutura para o uso da bicicleta na nossa cidade”, afirmou Grael.

Exemplo de excelência - A gerente do Programa de Bicicleta da cidade de Copenhague, Marie Kastrup, afirmou que a Dinamarca, conhecida como um dos melhores lugares do mundo para ciclistas, tem pouquíssimos exemplos de bicicletários tão bons como o de Niterói.

“Acho impressionante quantas pessoas podem se beneficiar do bicicletário quando comparamos com o número de usuários antes, quando haviam vagas de estacionamento neste local. Esse projeto realmente mostra como podemos otimizar os espaços quando mudamos de um meio de transporte individual, como carros, para bicicletas. É um modal de transporte muito mais eficiente na questão de espaço. É interessante ver que esse equipamento tornou muito mais atrativo usar a bicicleta, especialmente quando vemos o número de ciclistas na cidade aumentando”, destacou Marie Kastrup.

 
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Comments

tst
Não sou contra as bicicletas, pelo contrário, apoio integralmente, pois além de melhorar o trânsito as pessoas ainda fazem exercícios. O Problema está a falta de educação para o transito, tanto do motorista, como do ciclista. Esses dias atravessando um sinal na faixa de pedestres da Amaral Peixoto, um ciclista veio na ciclovia e não parou no sinal e nem ao menos diminuiu sua velocidade e quase jogou as pessoas pro alto, achando que os pedestres é que tem que parar para eles passarem. Até onde eu saiba, a prioridade é do pedestre, pois é o menos favorecido em caso de acidente.
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tst
Tem que ser realizado uma Campanha de Educação no Trânsito para os ciclistas, pois boa parte deles, acham que tem prioridade e quase atropelam os pedestres.
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