Assine o fluminense

Choque de ordem no Largo do Machado

Primeiro dia de operação teve fiscalização de 76 ambulantes e 25 estabelecimentos comerciais

Choque de ordem no Largo do Machado

Foto: Divulgação

A ação conjunta de ordenamento urbano da região do Largo do Machado, na Zona Sul, realizada pela Prefeitura do Rio, prossegue nesta terça-feira (18). A operação, integrada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) em conjunto com as secretarias municipais de Fazenda e da Casa Civil, começou nesta segunda-feira (17), e envolveu mais de 80 agentes de órgãos municipais e estaduais.

No fim desta segunda, 76 ambulantes foram fiscalizados, dos quais sete foram multados por irregularidades. As equipes apreenderam 21 kg de alimentos perecíveis e biscoitos vendidos ilegalmente, assim como 45 côcos e mais de 70 bebidas. Os agentes avaliaram as condições de 25 estabelecimentos, dos quais três receberam, pela Vigilância Sanitária, auto de infração por falta de asseio e licenciamento; outros três, termos de intimação e oito deles passaram por procedimentos educativos.

Ao todo, cinco veículos foram removidos por estacionamento irregular (sendo um por transporte ilegal de passageiros), bem como seis vans foram fiscalizadas. A atuação também incluiu o atendimento à população de rua, em que 20 abordagens foram realizadas, com mais de 17 encaminhamentos. As calçadas do entorno passaram por averiguação: pedras portuguesas foram recolocadas durante todo o dia.

Os trabalhos se estenderão até o sábado, 22, e serão expandidos para outros vias e pontos estratégicos do local. O modelo é o mesmo já adotado no Centro da cidade desde 30 de abril. A força-tarefa prepara a região para receber o programa “Cuidar da Cidade”, de zeladoria e conservação urbanas.

Órgãos - Integrada pela Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, a operação envolve: Guarda Municipal (GM-Rio) e coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER) e Especial de Transporte Complementar (CETC), também ligadas à Seop; as coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização (CLF) e Controle Urbano (CCU), da Subsecretaria de Licenciamento de Fiscalização e Controle Urbano da SMF; a Subsecretaria Municipal de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa); as secretarias municipais de Transportes (SMTR), Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Conservação (Seconserva) e Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), Rioluz, Cet-Rio, Comlurb, a Superintendência da Zona Sul, além da Cedae, Light e Polícias Militar e Civil.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comments

Veja também

Scroll To Top