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Corredor da TransOceânica entra em operação

A migração dos ônibus municipais para a pista exclusiva acontecerá de forma gradual

Neste sábado (25), a partir do meio-dia, entra em operação o corredor de transportes da TransOceânica. A migração dos ônibus municipais para a pista exclusiva acontecerá de forma gradual. Nesta primeira fase, serão criadas três novas linhas, com ônibus automáticos no sistema BHLS, que seguirão até o Centro via túnel Charitas-Cafubá: Oceânica 1 (Piratininga x Centro), Oceânica 2 (Itaipu x Centro) e Oceânica 3 (Itaipu x Centro via Engenho do Mato).

Diferentemente do que ocorre no sistema BRT, os coletivos não trafegarão apenas no leito do corredor expresso. Os veículos terão portas dos dois lados para também circularem pelas ruas e avenidas que não contam com a via exclusiva. Niterói é a única cidade do Estado do Rio com esse modelo de transporte. 

Não haverá necessidade de baldeação, já que dos pontos finais (em Itaipu e Piratininga) até acessar a via expressa, os coletivos continuarão fazendo o itinerário atual, atendendo os passageiros nos pontos já utilizados. O valor da passagem, que atualmente é de R$ 3,90, será o mesmo das demais linhas municipais.

A população permanecerá atendida em todos os trajetos. As novas linhas Oceânicas, que seguirão até o Centro de Niterói, irão substituir as linhas 38 (Itaipu), 39 (Piratininga) e 39B (Piratininga x Charitas) e 38B (Itaipu x Charitas). Continuam em operação na Região Oceânica, sem passar pelo túnel Charitas-Cafubá, as seguintes linhas: 38A (Itaipu x Centro via Largo da Batalha), 39A (Piratininga x Centro via Largo da Batalha); 46 (Várzea das Moças x Centro via Largo da Batalha e Praia de Icaraí), 52 (Baldeador x Itaipu via Largo da Batalha) 54 (Sapê x Piratininga), 55A (Várzea X Piratininga). Apenas a linha 52A (Baldeador X Itaipu via túnel Charitas-Cafubá) sofrerá alteração. O novo trajeto será feito entre o Baldeador e Charitas. 

A via exclusiva para ônibus do sistema BHLS (Bus of High Level of Service) tem 9,3 quilômetros de extensão, 13 estações em 12 bairros e liga a Região Oceânica à Zona Sul de Niterói através do túnel Charitas-Cafubá. A obra, esperada há mais de 40 anos pelos niteroienses, irá reduzir o tempo de percurso em cerca de 30% e beneficiará 125 mil pessoas diariamente. 

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, enfatizou que o BHLS é uma evolução do BRT e foi desenvolvido em Niterói a partir de estudos de casos nacionais e internacionais bem-sucedidos.

“Este projeto é uma vitória para Niterói, melhorando a qualidade urbana e a mobilidade da Região Oceânica”, disse Neves. “ O projeto da TransOceânica teve o maior licenciamento ambiental de Niterói, passou por mais de 50 órgãos de licenciamento e aprovação de projetos federais, estaduais e municipais. Foi um projeto executado com muita seriedade”.

O prefeito ressaltou também que a obra transformou a Estrada Francisco da Cruz Nunes. “A via não tinha iluminação, praticamente não tinha calçadas, não tinha infraestrutura, drenagem e alagava com qualquer chuva”, pontuou.

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