Assine o fluminense

Feiras de Macaé oferecem 90% de produtos naturais

A prefeitura disponibiliza assistência técnica aos agricultores

Alimentos orgânicos são aqueles produzidos com métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. Noventa por cento dos legumes, frutas e verduras comercializados nas feiras de Macaé são orgânicos. Como incentivo aos produtores da cidade, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Agroeconomia, disponibiliza assistência técnica aos agricultores na produção de mudas, orientação de preparo mecanizado de solos e correção de acidez. Práticas de cultivo, controle de pragas e doenças, insumos básicos para produção, como calcário e composto básico, transporte de produtos e feirantes para a Feira da Roça são outras ações.

Mariana Rodrigues, 28 anos, moradora do bairro Jardim Guanabara, fez sua primeira visita à Feira da Praia do Pecado, onde encontrou maçã, couve, tapioca, entre outros produtos livres de agrotóxicos. “Agora eu venho sempre. O que me trouxe foi saber que a maioria dos produtos oferecidos na feira são orgânicos, com isso, eu sei que estou oferecendo uma alimentação saudável para minha filha, que tem apenas um ano. Isso me deixa mais tranquila”, pontuou a gerente administrativa e mãe da pequena Ana Julia.

De acordo com o secretário de Agroeconomia, Jonas Siqueira Cesar, os alimentos sem agrotóxicos beneficiam a população, que consome um produto mais saudável, como também os agricultores, pois oferecem um produto com maior preço ao consumidor, cerca de 20%.

Os jovens produtores do sítio Santa Amália, localizado no Assentamento Celso Daniel, Vitor da Silva, 22 anos, e Graziele Moura, 24 anos, seguiram os passos de seus pais e oferecem produtos 100% orgânicos nas feiras do Pecado, Imbetiba e da Roça. É possível escolher entre feijão, pó de café, queijo, entre outros.

A prefeitura também busca viabilidade econômica e retorno financeiro para as famílias, com o fornecimento e a distribuição dos produtos da agricultura familiar para merenda escolar, abastecendo 106 escolas do município. Macaé conta com cerca de 600 propriedades rurais.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comments

Scroll To Top