Assine o fluminense

Hemonit convoca doadores para normalizar o estoque

Segundo a unidade, o tipo “O negativo” está zerado desde a última terça-feira

Convocação é fundamental para sensibilizar a população

Evelen Gouvêa

O estoque de sangue do tipo “O negativo” está zerado no Hemocentro Regional de Niterói, o Hemonit, desde a última terça-feira. Diante da situação, a unidade convoca os doadores desse tipo sanguíneo para comparecerem ao local o quanto antes para normalizar o estoque.

O Hemonit acredita que a convocação é fundamental para sensibilizar a população para necessidade de doação de sangue em caráter regular ou frequente, mas, principalmente, durante feriados prolongados, como o da Páscoa, onde o estoque está abaixo do esperado e que pode haver uma demanda maior de sangue devido a possíveis acidentes. 

“Na Semana Santa e no feriado de São Jorge, geralmente são dias sem a presença de doadores. As doenças não entram de férias e não ‘saem’ para o feriado. Além de possíveis pessoas acidentadas, temos a preocupação com as pessoas que estão em tratamento no hospital”, observou a enfermeira coordenadora do Hemonit, Ana Claudia Pinheiro. 
O Hemonit convoca, ainda, doadores de todos os tipos sanguíneos para reforçar e garantir o estoque de sangue no hospital. 

E o simples ato de doar sangue pode salvar vidas. Como aconteceu com Marcelo Richard, de 49 anos, que após sofrer um grave acidente de moto, há 20 anos, precisou de sete bolsas de sangue durante a cirurgia. 

“Desde o acidente, eu sinto que tenho que recompensar essa ajuda de outros doadores que recebi. Mas não levo isso como uma obrigação ou promessa, somente tornei a ação de doar sangue um hábito. Muita gente doa quando é para um amigo ou parente, mas acho importante poder fazer a doação em prol de quem precisar, sem que seja algo direcionado. É um ato que faz bem para mim e para o próximo”, disse Marcelo.  

Em Niterói, o Hemocentro funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h, o telefone da central de atendimento é (21) 2629-9063. A unidade fica localizada no térreo do Hospital Universitário Antonio Pedro, na Avenida Marquês do Paraná, 303, no Centro de Niterói.

Como doar - Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar um documento original de identificação com foto. Os menores de 18 anos precisam de autorização escrita dos responsáveis legais (pai ou mãe) para poder doar. Homens podem doar a cada dois meses. Já as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre cada doação. Todo o processo de doação dura, em média, uma hora.

Preparação - No dia da doação é recomendado que o doador compareça à unidade bem-alimentado, evitando alimentos gordurosos. Também é necessário ter um repouso mínimo de seis horas anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação. Não poderão doar: mulheres grávidas ou até 12 meses após o parto.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comments

Veja também

Scroll To Top