Assine o fluminense

Palácio Tiradentes recebe novo sistema de iluminação

Ruas no entorno da Assembleia Legislativa também ficarão mais seguras

Iluminação artística é um dos presentes que o prédio receberá nesta segunda-feira, quando completa 93 anos

Foto: Divulgação/Thiago Lontra/Alerj

Nesta segunda-feira (6), a sede do Poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, o Palácio Tiradentes, comemora 93 anos. O prédio icônico, que recebe a maioria das manifestações que acontecem no Rio de Janeiro, construído no lugar da Cadeia Velha, está recebendo um novo sistema de iluminação. Em nota, a assessoria do espaço explica que a mudança contempla as ruas laterais do palácio, proporcionando maior segurança às centenas pessoas que passam por elas no período da noite.

“A iluminação artística do Palácio Tiradentes é relevante por vários aspectos. Perpetuar o palácio, que completa 93 anos nesta segunda-feira, como um dos principais locais de visitação para o turista no Rio; valorizar um prédio histórico e quase centenário, que é um dos mais importantes marcos arquitetônicos da ‘Belle Époque’ carioca e que guarda uma grande parte da memória política do estado e do país; preservar um patrimônio inestimável da cidade, e também beneficiar a questão da segurança no seu entorno”, reforça a nota.

A ideia foi da presidência da Alerj, juntamente com a diretoria-geral, como forma de homenagear o quase secular Palácio Tiradentes.

“Estamos resgatando o projeto de iluminação da empresa Light Designer Francesa, que fez a Torre Eiffel e o Museu do Louvre. O palácio merece essa revitalização por sua grande importância”, justifica o diretor-geral da Alerj, Wagner Victer.

Programação cultural - Também como parte da comemoração pelo aniversário do prédio, a subdiretoria-geral de Cultura da Casa também vem trabalhando em uma programação cultural. Foi realizado recentemente uma visita guiada ao palácio com a participação especial do cantor e ator Toni Garrido, que atuará no espetáculo musical “Um Palácio de Modinhas”, que faz parte do projeto “Alerj Para a Nossa Memória”, a ser encenado todas as segundas-feiras em junho, julho e agosto, com entrada gratuita.

É bom lembrar que o prédio histórico recebe visitas guiadas e as inscrições podem ser feitas por meio da página do Palácio Tiradentes no site da Alerj a partir do link: palaciotiradentes.rj.gov.br/visitaguiada/. 

O agendamento é somente necessário para grupos com mais de 15 pessoas e escolas. É possível, também, fazer um tour virtual pelo palácio, com imagens em 360 graus. Basta acessar o site da Alerj: palaciotiradentes.rj.gov.br/tour-virtual/

De acordo com a assessoria, a revitalização paisagística do palácio está sendo feita pela empresa que já cuida da manutenção elétrica da assembleia; ou seja, o serviço não tem qualquer custo adicional.  

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comments

Veja também

Scroll To Top