Assine o fluminense

PSC ganha mais uma sala no centro cirúrgico

O centro cirúrgico do pronto socorro de São Gonçalo está ganhando uma terceira sala, com novo sistema de iluminação, correção nas redes elétrica e de oxigênio e pintura e piso especiais para os procedimentos médicos. A unidade também está recebendo um novo setor de rouparia, no terceiro andar. O local armazenará toda a roupa de cama utilizada pelos pacientes internados e peças usadas por médicos e enfermeiros nas principais intercorrências de emergência. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Social, da Saúde e Profissional (Idesp), que administra o pronto socorro há um ano, as obras de reestruturação e adequação fazem parte de um plano de trabalho que visa garantir um atendimento ainda mais rápido, eficiente e humanizado à população.

De janeiro deste ano até a última segunda-feira (13), o pronto socorro recebeu 56 pessoas baleadas e cerca de 300 pacientes vítimas de acidente de trânsito ou doméstico, que precisaram ou ainda aguardam por um procedimento cirúrgico. A criação de uma terceira sala cirúrgica, segundo os médicos, irá agilizar os procedimentos. "Nós temos hoje duas salas e, além das cirurgias de urgência e emergência, fazemos as eletivas (agendadas). O pronto socorro hoje conta com uma equipe completa e totalmente qualificada e este novo espaço irá agilizar o atendimento significativamente", garantiram.

Desde que assumiu a direção do pronto socorro, o Idesp vem cumprindo um cronograma de trabalho firmado com a secretaria municipal de Saúde. Na área de infraestrutura, entre outras ações, foram realizadas na unidade obras de reforma nas enfermarias de clínica médica, ortopedia, coronariana e de curta permanência; construção de uma nova capela mortuária e de uma área de convivência; conserto do elevador; construção de três consultórios médicos e de outros três para classificação de risco; intervenção no setor de raio x, com remodelação total do setor; higienização das caixas de água e cisterna; higienização semanal de toda área interna e externa da unidade; instalação de novos bebedouros e extintores de incêndio; e manutenção corretiva em toda as redes elétrica, hidráulica e de oxigênio.

Nas áreas administrativa e funcional, o Idesp fez a contratação de pessoal administrativo e da enfermagem através de regime CLT (carteira assinada) e PJ para os médicos; mantém mensalmente abastecidos com insumos e medicamentos o almoxarifado e a farmácia; adquiriu novas camas, biombos, raio x portátil, ambulância, material cirúrgico; e equipamentos para a enfermaria coronariana.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comments

Veja também

Scroll To Top