Assine o fluminense

Sífilis: Niterói promove semana de combate

Objetivo é alertar a população sobre a doença e os cuidados de prevenção

O Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita é celebrado no terceiro sábado do mês de outubro. Com objetivo de alertar a população sobre a doença e os cuidados de prevenção, a Fundação Municipal de Saúde de Niterói realiza, ao longo da semana, atividades educativas nos serviços de saúde e intensificação da oferta de testagem para sífilis. No sábado (20), as ações continuam com distribuição de material educativo próximo ao módulo do Programa Médico de Família da Colônia e Praia de Itaipu, na Região Oceânica.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, explica que a sífilis é uma infecção transmitida sexualmente e também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação (Sífilis Congênita). O diagnóstico e o tratamento da doença com o uso de penicilina estão garantidos em toda a rede de saúde.

“A rede municipal promove ações de prevenção à sífilis, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado à doença. Desenvolvemos um trabalho integrado entre a Assessoria de IST/Aids e Hepatites Virais e a Coordenação da Saúde da Mulher junto à rede básica de saúde, maternidades e laboratórios públicos, para o desenvolvimento de estratégias e ações visando o combate da sífilis”, conta.

Para conseguir tratamento, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. 

Atividade - Dirigido aos profissionais da rede de saúde, no dia 22, das 9h às 13h, acontece o Encontro sobre Sífilis, com o tema “O enfrentamento da Sífilis em situações de maior vulnerabilidade”, na Av. Amaral Peixoto, 169, Centro. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comments

Veja também

Scroll To Top