Assine o fluminense

Mulheres artistas no MAR

Mostra apresenta um recorte de obras de mais de 150 artistas históricas e contemporâneas

Na próxima sexta (16), às 16h, o Museu de Arte do Rio abre suas portas para as exposições “Mulheres na Coleção MAR” e “A Pequena África e o MAR de Tia Lúcia – Homenagem a Lúcia Maria dos Santos”.

Junto com o Festival Mulheres do Mundo (Women of the World), do qual o MAR é parceiro, a mostra “Mulheres na Coleção MAR” apresenta um recorte de obras de mais de 150 artistas históricas e contemporâneas, brasileiras e estrangeiras, que integram o acervo. Estão presentes artistas como Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Beatriz Milhazes, Güler Ates, Marie Nivouliès de Pierrefort, Abigail de Andrade, Louise Bourgeois, Neide Sá, Jenny Holzer, Leila Danziger, Vânia Mignone e Célia Euvaldo.

Pela primeira vez na história do MAR, a curadoria está sendo realizada a partir de um processo colaborativo que envolveu cerca de 30 mulheres de todos os setores do museu, entre seguranças, recepcionistas, produtoras, auxiliares-administrativas e de serviços gerais, advogadas, jornalistas, designers, museólogas e gestoras.

Ao longo de dois meses, as funcionárias trocaram experiências de vida e de trabalho, conversaram sobre o universo feminino e a respeito das múltiplas representações da mulher na arte, nos espaços culturais, na família e na sociedade.

A exposição de estreia é “A Pequena África e o MAR de Tia Lúcia – Homenagem a Lúcia Maria dos Santos”. A exposição apresenta um conjunto de obras de Tia Lúcia, figura representativa da região conhecida como a Pequena África e uma das mais atuantes participantes do programa “Vizinhos do MAR”. 

O MAR fica na Praça Mauá, 5, no Centro do Rio de Janeiro. Dias 16, 17 e 18 de novembro. Entrada franca. Classificação: livre. Telefone: 3031-2741.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comments

Veja também

Scroll To Top