Assine o fluminense

Traficantes roubam carro na Boa Viagem para fugir da PM

Polícia fazia operação no Morro do Palácio para tentar reprimir guerra de traficantes de facções rivais

Operação contou com grupo de agentes especiais

Marcelo Feitosa

Um vídeo feito por um morador da Boa Viagem, na Zona Sul de Niterói, registrou o momento em que criminosos que fugiam de uma operação da Polícia Militar no Morro do Palácio descem a encosta do Maquinho e abordam um motorista que passava na Rua Almirante Benjamin Sodré, para roubar o carro dele. O crime aconteceu por volta das 6h de ontem. A operação da PM era para reprimir o confronto de facções rivais que disputam o controle da comunidade e que já dura quase dez dias. Na ação, um menor que estava escondido na mata foi baleado e apreendido com um fuzil. Outro suspeito foi morto. No mesmo momento, a PM desencadeava operações nos morros do Estado e Arroz, na região central, também para reprimir o tráfico de drogas. 

Na gravação é possível ouvir o barulho dos tiros enquanto pelo menos oito criminosos atravessam a pista e obrigam o motorista de um Hyundai chumbo a parar. A vítima é retirada do carro e os bandidos seguem em fuga no veículo. De acordo com a polícia, o homem que teve o carro levado havia acabado de deixar a esposa no trabalho quando foi surpreendido pela ação criminosa. 

Com a ajuda de um drone, a polícia conseguiu localizar o veículo roubado nos acessos ao Morro do Preventório, em Charitas, cerca de duas horas depois. Foi realizada a perícia e a polícia descobriu digitais que possivelmente podem ser dos criminosos. O roubo do carro foi registrado na 77ª DP (Icaraí), mas de acordo com a polícia, o inquérito será remetido à 76ª DP (Centro), onde já existe uma investigação em curso sobre a guerra do tráfico no Palácio. 

Maquinho - Durante a operação, quando vasculhavam o Morro do Palácio atrás de armas e drogas, policiais encontraram nos muros do Maquinho pichações da facção criminosa Comando Vermelho (CV): “Retorno dos Crias”, “Vai morrer Alemão”, “Só Cria CV”, diziam algumas delas. 

O cenário encontrado no Maquinho pelos policiais era de que os bandidos deixaram o local com muita pressa. Foram encontrados no pátio tênis, roupas e até um micro-ondas. A polícia acredita que algum criminoso possa ter sido ferido, pois havia marcas de sangue. Segundo a polícia, o Maquinho é utilizado como base pelos olheiros do tráfico. 

Com apoio da Polícia Civil, os PMs seguiram pela mata atrás dos criminosos, mas não houve confronto, pois parte deles haviam fugido pelo barranco. De acordo com a polícia, pelo menos outros três criminosos que estavam armados de fuzil correram em direção ao Morro da Viração, para tentar chegar ao Maceió. Até o final da tarde, ninguém mais havia sido preso. 

Guerra de facções - De acordo com testemunhas, bandidos do Comando Vermelho estavam escondidos há pelo menos quatro dias na mata e entraram em confronto com criminosos do Palácio, controlado pela facção Amigos dos Amigos (ADA). 

Memória - No último dia 31, um tiroteio entre facções rivais tirou o sono de moradores do Ingá, na Zona Sul de Niterói, no final da noite. De acordo com a Polícia Civil, bandidos da comunidade Parque União, no Conjunto de Favelas da Maré, no Rio, pertencentes à facção criminosa Comando Vermelho (CV), tentaram invadir o Morro do Palácio no Ingá, que na época era controlado pela rival Amigos dos Amigos (ADA), o que resultou em intenso tiroteio. 

De acordo com investigações da polícia, comunidades do CV em Niterói, como a do Cavalão, em São Francisco, deram apoio aos traficantes do Rio durante a invasão. Bandidos do Complexo da Penha também teriam participado do tiroteio. A ocorrência foi registrada na 76ª DP (Centro).

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comments

Elson Luiz
Parabéns a PM!
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Falo mesmo
Fogem igual a ratos! só é macho com morador !
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

paulo cesar oliveira
Não sou especialista em segurança, mas não poderia se fazer um cerco as possíveis rotas de fuga, e prender esses meliantes?
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top