Quem Somos Assine O Fluminense Promoções Anuncie em O Fluminense Classificados Publicidade Online

Primeiro Caderno
Polícia
Esportes

Segundo Caderno

Cadernos Especiais

Atos Oficiais

HotSite
Saiba mais sobre todas as regiões do estado do Rio de Janeiro

Centro Sul
Costa Verde
Lagos
Médio Paraíba
Metropolitana
Noroeste
Norte
Serrana

Edições Anteriores
Clique aqui e adquira notícias publicadas em O Fluminense.

Imagens Antigas
Aqui você poderá adquirir imagens e fotos antigas da cidade. Um valioso material que registra a história de nossa cidade.


Adquirir Imagens

Termo de uso

Loterias

Mega-Sena
Concurso 1147 (23/01)

06 23 31 33 39 52

 

Lotomania
Concurso 1004 (23/01)

03 09 10 29 30   
34 37 42 48 50   
54 56 63 64 69   
78 81 97 98 00

Quina
Concurso 2204 (23/01)

02 18 41 68 70


Enquete
Ronaldinho Gaúcho parece ter reencontrado o bom futebol com belas atuações pelo Milan no Campeonato Italiano. Ele já merece voltar à Seleção Brasileira?
Sim. Tem feito ótimas partidas e será importante na Copa do Mundo

Não. Ainda é cedo para lhe dar outra chance

Entenda o assunto





Em Niterói,
Max. 38º Min. 21º
Fonte: Inmet
Home > Primeiro Caderno > Cidades


Cidades
Publicado em 17/12/2006

Maricá volta a questionar quem é o dono da restinga

Gabriel Felice
 

Trinta e cinco quilômetros de extensão compõem o cenário paradisíaco da Restinga de Maricá. O estreito acompanha a orla da cidade, de Ponta Negra a Itaipuaçu. De acordo com a assessoria do Ministério do Planejamento, devido à proximidade com o mar, este tipo de área normalmente é de propriedade do Governo Federal. Mas as cancelas instaladas nos acessos à restinga, há pouco mais de um mês, reacenderam a discussão sobre a propriedade do local.

Segundo o secretário de Fazenda e Planejamento Orçamentário de Maricá, Luiz Carlos Bittencourt, no registro geral de imóveis do município consta que a propriedade do local, há quase duas décadas, era do grupo de bebidas Cintra. Mas a assessoria de imprensa da cervejaria desmente a informação.

Ainda segundo o secretário, o terreno foi vendido pela cervejaria há dois meses para um conglomerado hoteleiro argentino, o Sol Meliá. Luiz Carlos confirma a venda por R$ 20 milhões e a possível construção de um complexo de hotéis. Porém, a assessoria da Sol Meliá desmente a informação de compra e diz que não há nenhum estudo ou interesse na área.

"Desde que os parâmetros ambientais sejam respeitados, não vejo problema na implantação da rede hoteleira. Só vai fomentar ainda mais o turismo, sem contar que a flora vai ser preservada", afirmou Bittencourt.

Considerada por decreto estadual como Área de Proteção Ambiental (APA) desde 1984, o local não pode sofrer ações de degradação do meio ambiente, mas nada impede que ela seja de propriedade particular. Pedro Hugo Xaubet, superintendente de Meio Ambiente de Maricá, explica que toda APA permite que até 20% do espaço possa ser construída. Porém, é necessário que esteja regulamentado pelo Plano Diretor de cada município.

No caso de Maricá, o Plano Diretor, aprovado este ano, prevê, no Artigo 21, que a utilização da área seja de "uso recreativo".

"Atualmente, as construções não são permitidas. Somente após uma alteração no Plano Diretor é que qualquer empresa, seja ela qual for, poderá explorar a área para fins econômicos", observa o professor e sociólogo Washington Luiz Cardoso, conhecido como Washington "Quaquá".

Enquanto isso, quem vem sofrendo com o fechamento da área são os moradores e pescadores que encontram dificuldades para acessar a área. O pescador Enéas Marques, de 85 anos, lamentou ter que passar pelo que considerou constrangimento de ter que se identificar em uma das cancelas.

"Nasci e cresci aqui. Essa terra é da nossa comunidade. Meus pais viveram e morreram aqui. Nunca tive que dar esclarecimentos sobre meus passos. E na semana passada não deixaram o caminhão, que transportava o material da reforma, entrar", comentou o pescador.

O grupo aguarda o posicionamento da Prefeitura de Maricá, na esperança do fim desta agonia.

"Até agora só temos um vereador do nosso lado. A Prefeitura de Maricá até hoje não nos deu uma posição sobre o porquê destas cancelas", desabafou.

Defesa pelo direito de ir e vir

Há pouco mais de um mês os acessos à Restinga de Maricá foram fechados. Moradores da comunidade de pescadores Zacarias, em Maricá, acusam a empresa de segurança mineira CJF de impedir o direito de ir e vir dos moradores. O sociólogo Washington Luiz Cardoso registrou queixa na 72ª DP (Maricá).

"Como tenho residência em Itaipuaçu, sempre passei por dentro da restinga. E o fato de terem restringido a passagem me chamou a atenção. Ao tentar passar com meu carro fui impedido por um dos seguranças", lembrou "Quaquá".

Logo após ter sido impedido de entrar, o professor recorreu à Polícia Militar, que o conduziu à delegacia, onde registrou queixa. O delegado adjunto da 72ª DP, Jorge Albuquerque Maranhão, o acompanhou à restinga e exigiu que os acessos fossem liberados para a passagem de veículos e pessoas.

Vilmar Vitor do Nascimento, o supervisor de segurança da empresa CJF, esclareceu que a firma foi contratada no início de novembro e que vigia os principais acessos da restinga desde o dia 7 de novembro.

"Recebemos ordem de preservar a área. Tivemos informação de que algumas pessoas estariam furtando areia e viemos coibir esta prática. Outra coisa que incomoda muito é o despejo de entulhos e manifestações religiosas", informou o Vilmar.

Gilson Francisco Correia, de 45 anos, presidente da Associação de Moradores de Zacarias, afirma que cerca de 610 pessoas, entre pescadores e familiares, residem na comunidade há mais de 80 anos. Na volta do exaustivo trabalho do mar, eles são obrigados a se identificar para atravessar uma das duas cancelas que cercam o terreno. (Isabel de Araújo)


O Fluminense














Trânsito On line

Confira as condições da Ponte Rio-Niterói agora!

Plantão de Notícias

17:57 - Empregos & Negócios
Embrapa divulga edital de concurso para 676 vagas

17:51 - Cultura
J. K. Rowling é a autora que mais vendeu livros na década

17:45 - Economia
Caixa antecipa aposta da Mega Sena da Virada

17:42 - Esportes
Negociação com Cruzeiro não evolui e Macnelly deve ter outro destino




Busca:









Imóveis compra e venda

Imóveis aluguel

Lançamentos Imobiliários

Todos os Anúncios





Cadastro

Cadastre-se para receber nossos informativos





Fique por dentro das Promoções OFLU!


Utilidades

Telefones Úteis

Polícia: 190

Defesa Civil: 199

Bombeiro: 193

Ambulância: 192


Clique aqui e conheça a nova versão RSS do site.


Trânsito Online


 Localização da Camera - Via Roberto Silveira

Para visualizar uma camera escolha um dos trechos abaixo:
  • Largo da Batalha: Av. Rui Barbosa (Esquina com Travessa Reverendo Armando Ferreira).
  • Icaraí 1: Av. Roberto Silveira (Saída do Túnel).
  • Icaraí 2: Av. Roberto Silveira (Esquina com Rua Lopes Trovão).
  • Icaraí 3: Rua Dr. Paulo César (Sentido São Francisco).
  • Icaraí 4: Rua Dr. Paulo César (Sentido Centro).
  • Centro: Av. Marquês de Paraná (Esquina com Av. Ernani Amaral Peixoto)
  • Bairro de Fátima: Rua Marques de Paraná esquina com Rua Cel. Gomes Machado

 Video da Ponte

Confira o trânsito da Ponte neste instante.

Trânsito Online


 Localização da Camera - Via Praia de Icaraí

Para visualizar uma camera escolha um dos trechos abaixo:
  • Largo da Batalha: Av. Rui Barbosa (Esquina com Travessa Reverendo Armando Ferreira).
  • Icaraí 1: Av. Roberto Silveira (Esquina com Travessa Francisco Dutra).
  • Icaraí 2: Praia (Esquina com Rua Pereira da Silva).
  • Icaraí 3: Praia (Próximo a Miguel de Frias).
  • Ingá 1: Praia João Caetano (Em frente ao n 141).
  • Ingá 2: Rua Dr. Paulo Alves
  • Centro 1: Próximo ao Plaza.
  • Centro 2: Rua Marechal Deodoro.

 Video da Ponte

Confira o trânsito da Ponte neste instante.

Home FAQ Mapa do Site Fale Conosco Indique o Site Expediente

Quem Somos Anuncie no Jornal Assine O Fluminense Classificados Trabalhe Conosco
© Todos os direitos reservados a O FLUMINENSE. Este material não pode ser publicado, transmitido por
broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Desenvolvimento Marlin