Cerca de três toneladas de peixe foram recolhidas pela prefeitura de São Pedro da Aldeia durante a manhã de segunda-feira, 15/01, nas praias do Centro, Pitória, Sudoeste, Baleia e Praia Linda. Desde o domingo, 14/01, peixes de diversas espécies morreram e foram se acumulando na orla da Lagoa Araruama, principalmente em São Pedro da Aldeia.
Acionados pela secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do município, técnicos do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) investigam as possíveis causas da mortandade dos peixes na lagoa. Segundo Luis Firmino, secretário executivo do CILSJ, existem vários fatores que podem ter causado o problema. Desde um choque térmico, entre a água do mar, com temperatura mais baixa, com a água da Lagoa Araruama (aquecida em função das chuvas), até o aumento dos detritos e do esgoto lançados na lagoa, em função da grande quantidade de turistas e das chuvas que não pararam desde o início do ano.
- O que se pode dizer é que houve uma queda "localizada" do nível de oxigênio na lagoa causando a morte dos peixes na altura de São Pedro da Aldeia - revela Firmino.
Hoje cerca de 70% do esgoto que ia para a lagoa está sendo tratado a tempo seco. Porém, com as chuvas esse tratamento é prejudicado, pois as comportas das estações elevatórias têm que ser abertas despejando a água de chuva misturada com o esgoto no canal Itajuru e na lagoa Araruama.
Técnicos da Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas), do CILSJ vistoriaram a lagoa nesta segunda-feira coletando amostras para análise, visando descobrir os motivos desse acidente ambiental. Não está descartada a tese de um choque térmico semelhante ao que aconteceu recentemente na Lagoa Rodrigo de Freitas, na capital