Assine o fluminense

Aneel anuncia redução na conta de luz



Enel Rio fará diminuição de 1,92% e Light de 2,30% nas contas residenciais

Diminuição é reflexo do pagamento de um empréstimo

Foto: Douglas Macedo

A Aneel aprovou nesta terça (26) a redução de, em média, 3,7% nas tarifas de cinco distribuidoras de energia elétrica do país. Entre elas, a Enel Rio que fará uma redução de 1,92% e Light que diminuirá 2,30% nas contas residenciais.

A diminuição, como anunciado na semana passada, é reflexo do pagamento de um empréstimo feito pela agência em 2014, com o objetivo de ajudar as distribuidoras de energia a pagar uma despesa extra gerada pelo uso maior de termelétricas.

No período do empréstimo, o país sofreu com a falta de chuvas e uma drástica redução em seus reservatórios, tendo que recorrer ao uso de uma energia mais cara. Por conta dessa dívida e dos juros, desde então vem sendo cobrado uma taxa extra nas contas de luz de todo país.

Como regra, as distribuidoras deveriam pagar a despesa extra com uso das termelétricas, para depois serem ressarcidas nas revisões tarifárias. No entanto, as distribuidoras alegaram que a conta já estava muito alta na época, e por isso o governo optou por fazer o empréstimo.

A previsão para o término desse pagamento era em 2020. O pagamento antecipado permitirá que as contas de luz fiquem até  3,7% mais baratas em algumas localidades.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top