Assine o fluminense

‘Comunica Rio’ realiza sua primeira edição nesta quarta



Encontro pretende alinhar o setor para alavancar a economia do estado

Primeira edição do ‘Comunica Rio’ acontece nesta quarta (5), no espaço Nex Coworking, na Glória. Com uma extensa do programação o encontro tem início às 9h e entrada franca.

Foto: Divulgação

Entender como o empreendedorismo, o turismo e a comunicação podem ser estratégicos para alavancar os negócios no Rio de Janeiro é o objetivo do evento ‘Comunica Rio’ que acontece nesta quarta (5), no espaço Nex Coworking, na Glória. Com uma extensa programação, o encontro tem início às 9h e entrada franca.

“Estamos convictos de que a retomada da economia do estado do Rio passa pela atuação conjunta entre órgãos governamentais, educadores, pesquisadores, iniciativa privada e empreendedores em geral. Queremos possibilitar o entrosamento”, explica Marcos Nahmias, jornalista e idealizador do Comunica Rio.

O Rio de Janeiro continua sendo o principal destino turístico brasileiro. Segundo a Riotur, o fluxo de turistas na cidade no Carnaval 2019 chegou a 1,62 milhão de visitantes, crescimento de 8% em relação a 2018, quando o Rio recebeu 1,5 milhão de turistas.

A receita gerada com o principal evento carioca foi de R$ 3,78 bilhões, alta de 26% na comparação com o ano anterior. A capital fluminense também foi a escolha de 27% dos turistas, seguida de Florianópolis, Foz do Iguaçu e São Paulo.

Apesar de dados tão otimistas, a cidade também tem vinculado à sua imagem a insegurança, e por isso, encontra muitas dificuldades para consolidar o turismo como vetor de crescimento econômico.

O Comunica Rio realiza sua 1ª edição surge com a proposta para estimular o diálogo entre os diversos segmentos envolvidos nesta cadeia produtiva no Rio: empreendedores, formuladores de políticas públicas, educadores e pesquisadores, de forma a fomentar os negócios do setor na região.

Convidados - Entre convidados confirmados, estão o Secretário de Turismo do Estado, Otávio Leite, O Secretário Municipal, Paulo Jobim; os Secretários das Subsecretarias Estadual e Municipal de Comunicação, Gabriel Aquino e Daniel Pereira; o Diretor-Presidente do Clube do Empreendedor do Rio de Janeiro, Luis Cláudio Souza Leão; e a Diretora da Escola de Turismo da Unirio, Telma Bassetti, entre outros.

“Vamos sugerir  temas importantes como a qualificação profissional para quadros relacionados ao setor; formação de profissionais para funções de receptivo turístico, além da inovação dos roteiros nos principais polos. Serão qualificados pequenos negócios da cadeia produtiva, e debatido questões importantes, como a desburocratização dos processos para a realização de grandes eventos no Estado, além da intensificação de ações que valorizem os roteiros gastronômicos”, destaca Luis Cláudio de Souza Leão, Presidente do Clube Empreendedor.

O evento contará, ainda, com uma Rodada de Negócios nos segmentos de turismo, hotelaria, eventos, restaurantes, agências de viagem e serviços receptivos, comunicação e design. A proposta é reunir cerca de 40 empresas e oferecer um ambiente propício para gerar negócios, apoios e parcerias, com geração e compartilhamento de novas habilidades e conhecimentos.

O evento tem entrada gratuita. Basta levar 1kg de alimento não perecível e, pelo menos, uma peça de resíduo tecnológico. A programação inclui tradutores em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Inscrições e programação completa pelo site www.encontrocomunicario.com.br

“Precisamos criar grupos de trabalho para potencializarmos as ações em prol do turismo. Precisamos sair da marca dos seis milhões de turistas estrangeiros por ano em nosso país. São ações como essa, que vão finalmente fazer o setor crescer, especialmente por ser um estado com vocação inquestionável para o setor", conclui Luis Cláudio.

Marcos Nahmias, jornalista e idealizador do Comunica Rio

Foto: Divulgação

Programação:

Manhã

9:00 – Credenciamento com Coffee Break de Recepção

10:00 às 12:00 – Mesa com Debate sobre As Novas Políticas Públicas de Comunicação e de Turismo para o Rio de Janeiro.

Debatedores: Otavio Leite, Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Paulo Jobim, Secretário Especial de Turismo do Município do Rio de Janeiro. Gabriel Aquino, Subsecretário de Comunicação do Estado do Rio. Daniel Pereira, Subsecretário de Comunicação do Município do Rio. Luiz Cláudio Souza Leão, Diretor-Presidente do Clube Empreendedor do Rio de Janeiro. Telma Bassetti, Diretora da Escola de Turismo da Unirio.

Moderadora: Mônica Teixeira, Jornalista da TV Globo.

Apresentação: Luana Clara, jornalista e Sócia-Diretora da LaPresse.

12:00h - Intervalo com Brunch para Networking.

Tarde

14:00 às 16:00– Mesa com Debate sobre Como Comunicar o Rio de Janeiro de Forma Assertiva?

Debatedores: Celia Abed, Coordenadora de Redes Sociais da Secretaria de Comunicação da Prefeitura do Rio de Janeiro. Daniela Vieira, Sócia-Diretora da Agência Raios – Apresentações Impactantes. Marco Eckart, Diretor da CiaRio. Fábio Ramalho, Jornalista da TV Record. Gláucio Binder, Sócio da Binder e presidente da Fenapro e CNCom. Pablo Kling, Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET-RJ. Fábio Medeiros, Diretor da ABRADi..

Moderadora: Ana Carolina Diniz, Jornalista de O Globo (Editoria Boa Chance)

Apresentação: Luana Clara, jornalista e Sócia-Diretora da LaPresse e Marcos Nahmias, Jornalista e Idealizador do Evento.

16:00 às 18:00– Mesa com Debate sobre Desafios e Perspectivas do Turismo de Negócios, de Experiência, LGBTI+ e de Eventos

Debatedores: Akira Taguti, Diretor do Grupo Jonosake (Turismo de Eventos). Hamilton Vasconcelos, Presidente da Comissão de Turismo da OAB-RJ. (Legislação e Turismo) Lindália Junqueira, Empresária e idealizadora do Juntos Pelo Rio e HackingRio (Turismo de Negócios) Ricardo Gomes, Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil (Turismo LGBTI+). Simone Hipólito, Diretora da Agência Destinos com Experiências (Turismo de Experiência). Isabel Giossone, Diretora da ABIH - RJ. (O mercado de hotelaria no Rio)

Moderador: Maurício Werner, Diretor da Riotur.

Apresentação: Luana Clara, jornalista e Sócia-Diretora da LaPresse.

Noite

18:00 – Coquetel com Networking

18:30 às 19:30h- Rodada de Negócios

Serviço:

Encontro Comunica Rio

Dia: 05 de Junho de 2019 (Quarta-feira)

Horário: 9h às 20h

Local: Nex Coworking, na Ladeira da Glória n 26, Glória/RJ.

Inscrições e programação completa pelo site: www.encontrocomunicario.com.br

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top