Assine o fluminense

Acidente com ácido tumultua universidade



Estudantes e funcionários tiveram que deixar prédio às pressas, em Brasília

Um acidente no transporte de produtos químicos destinados a atividades acadêmicas obrigou estudantes e funcionários do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) a deixarem às pressas o prédio onde funciona a sede da instituição, em Brasília, na tarde de ontem. Segundo o tenente Reginaldo Machado, do Serviço Operacional de Informação Pública do Corpo de Bombeiros, dois funcionários de uma empresa que fornece produtos químicos para a UDF deixaram cair um recipiente com ácido no interior do campus.

Os gases tóxicos liberados pelo produto causaram um princípio de mal-estar em algumas pessoas que, rapidamente, deixaram o local e se aglomeraram do lado de fora da instituição, na calçada. Além disso, um dos funcionários da empresa fornecedora do produto foi atingido pelo ácido e sofreu queimaduras leves na perna direita e na região lombar.

“O produto espirrou e o atingiu. Felizmente, ele conseguiu retirar a roupa rapidamente, minimizando os efeitos das queimaduras”, contou o tenente, acrescentando que o trabalhador, cujo nome não foi divulgado, teve que ser transportado para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), onde está sendo submetido à avaliação médica. Segundo o tenente, nenhum dos dois trabalhadores usavam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ou roupas apropriadas para o transporte dos produtos.

Aluna do período noturno, a estudante Marianna Braz, 21 anos, estava na biblioteca no momento do acidente. Segundo ela, havia vários alunos não só na biblioteca, como também em algumas salas de aula. 

“De repente, começamos a sentir um cheiro estranho, muito forte. Achamos que não era nada mais sério, mas aí os funcionários da biblioteca pediram para que todos se retirassem”.

De acordo com Marianna, os funcionários ainda não sabiam o que tinha acontecido e todos deixaram o local tranquilamente.

Em nota, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) informou que na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 15h30, produtos químicos (ácido acético) foram derrubados no momento da sua entrega à Instituição pelo fornecedor responsável pelo transporte. O incidente ocorreu na escada de acesso ao almoxarifado, localizado no subsolo do Edifício Sede do UDF. 

As substâncias provocaram um forte odor no local e o Corpo de Bombeiros foi acionado por medidas de segurança. A instituição foi evacuada e o local do acidente interditado preventivamente para que fosse  feita a devida limpeza da área atingida. Apenas o funcionário da empresa transportadora dos produtos teve contato com as substâncias. Ele foi atendido por equipe médica e teve leves queimaduras na perna, mas já foi liberado e passa bem. 

Por medidas de segurança, as aulas foram suspensas.  O local já está liberado pelo Corpo de Bombeiros e as atividades seguem normais nesta sexta-feira (22).

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top