Assine o fluminense
Coaching & Gestão

Palestrante, coach, mentor e escritor, José Haddad tem mais de 30 anos de experiência profissional, já tendo ocupado cargos executivos em grandes empresas, treinando e motivando profissionais

Coaching & Gestão: Gerindo melhor as emoções



EMOÇÃO - e - energia; moção - movimento.

Antes de seres humanos, somos E-moção, energia em movimento. Energia experenciando um corpo físico. Energia fora do seu ambiente natural. Energia condensada, ou seja, limitada.

Mas a energia, por si só, não tem direcionamento, não tem canalização. Para entender então, como essa energia se movimenta, vamos à definição da palavra motivação.
MOTIVAÇÃO - motiv - conjunto de motivos que gerenciam; ação - movimento. 

A motivação é o conjunto de motivos que gerenciam as nossas ações. É ela que canaliza e direciona a energia que somos.

A partir desse conhecimento, desmotivação só existe no dicionário, pois na vida real sempre estamos motivados a algo.

A pessoa depressiva teve um conjunto de motivos que a fez dirigir sua energia para a depressão. Até quando estamos parados, aparentemente, fazendo nada, não existe desmotivação, ao contrário, um conjunto de motivos nos estimula, nesse momento, a parar.

Outro aspecto a considerar é que nosso corpo físico é composto de vários filtros. O mais significativo deles, a mente, que absorve a nossa interpretação da verdade, que se alimenta e nos alimenta dessa interpretação.

A mente registra e nos envia informações, a cada milissegundo, ou menos que isso, e a partir daí vamos conduzindo nossa jornada, colecionando fracassos e ou sucessos.

Nossa mente e, consequentemente, nossos pensamentos, estão ilhados no campo de nossa consciência, que é limitada. A mente é extremamente fiel à programação que “gravamos” nela. E não sai nunca dessa programação até que escolhamos, através de um implante de nova programação mental, mudar o que já está programado. Isso acontece quando temos um novo propósito de mudança e planejamos essa mudança.

A mente nos manterá sempre nos trilhos que escolhermos.

Se não buscarmos aprender algo novo, existirá uma tendência natural à acomodação, levando-nos à baixa satisfação e ao baixo desempenho.

Não há nada mais novo e produtivo do que aprender sobre nós mesmos, revelar nosso inconsciente, acessar nossa essência, fonte onde reside todos os nossos recursos individuais e potencialidades. Thomas Edison após descobrir a lâmpada assegurou: “ Se fizéssemos todas as coisas de que somos capazes, nos surpreenderíamos a nós mesmos”.
Canalize sua emoção para ações que sejam produtivas para você e agreguem valor para o mundo. Você estará com certeza, no caminho da realização, da felicidade e do bem comum.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de

Scroll To Top