Assine o fluminense

A motivação nossa de cada dia!



São muitas as teorias sobre como motivar pessoas e times de trabalho. Por envolver componentes emocionais, a consciência da motivação costuma tornar-se genérica.

Sugiro, pois, adotarmos uma definição cartesiana, buscando fazer uma reflexão mais “pé no chão” sobre motivação.

Motivação – O motivo que gerencia a ação.

Deduzimos, então, que a palavra desmotivação só existe no dicionário. Sempre estamos motivados a algo, independente da situação.

O depressivo, por exemplo, traz consigo um conjunto de motivos que farão adotar ações que o levarão à depressão. O empreendedor, por sua vez, traz outro conjunto de motivos que o levarão a agir otimizando seus projetos.

Quando agimos positivamente, nossos pensamentos e movimentos, estarão concentrados naquilo que escolhemos. Mente, corpo e alma funcionam integrados, como uma teia. Qualquer movimento, em qualquer direção, afeta toda a teia.

Mudando o ditado popular, digo que na vida só existem dois tipos de pessoas: os vencedores e... aqueles que não querem vencer porque não querem fazer.

Muitas pessoas me chegam, compartilhando suas dificuldades em iniciarem seus processos de mudanças positivas. Não raro, os motivos básicos são dois: algumas não sabem ainda o que querem. Outras sabem medianamente o que querem, mas não sabem por onde começar.

Para as primeiras, respondo que, quando temos dificuldades em saber o que queremos, por vezes, a solução passa por começarmos descartando o que não queremos mais. Nesse sentido, é importante fazermos uma análise do que já nos foi útil um dia, mas que hoje nos atrapalha. Em seguida, reconhecer e agradecer esse passado, liberá-lo, para focar em um futuro promissor.

Para os que sabem medianamente o que querem, mas não sabem por onde começar, recomendo as frases de um grande líder  - São Francisco de Assis. Ele dizia: “Comece fazendo o necessário, depois o que é possível e de repente, você estará fazendo o impossível”. O necessário, tem haver com necessidade. O possível é nosso sonho. Quando não cuidamos do necessário, é muito difícil materializar o possível.

Agir, motivados positivamente, facilita o processo de materialização de nossos sonhos além de gerar longevidade.

Afinal, se não nos motivarmos positivamente, gastaremos nosso precioso tempo caminhando para onde?

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top