Assine o fluminense
Coaching & Gestão

Palestrante, coach, mentor e escritor, José Haddad tem mais de 30 anos de experiência profissional, já tendo ocupado cargos executivos em grandes empresas, treinando e motivando profissionais

O rapport faz a diferença



Você já ouviu falar de Rapport?

Você tem dificuldade de gerar ou estreitar relacionamentos? se a resposta é sim, essa mensagem de hoje é para você.

O Rapport é um processo natural e inconsciente das relações. Pessoas e animais aproximan-se confiantemente ou afastam-se desconfiados sob certas condições e em determinadas circunstâncias.

Reconhecemos automaticamente no outro sinais que indicam que ele “fala a nossa língua”, que tem nossos costume e que pode nos compreender e aceitar. Isso é um ingrediente instintivo, uma questão de sobrevivência, considerando que o ser humano é um ser social.

Quando duas pessoas querem se aproximar, produzem uma série de gestos e expressões, ajustando-se naturalmente, com o objetivo de se assemelharem e se aceitarem mutuamente.

Rapport é uma palavra francesa  que define uma relação de confiança e de reconhecimento entre as pessoas. O padrão básico na construção do Rapport é a semelhança de aspectos comportamentais e fisiológicos observáveis entre duas ou mais pessoas.

Imitar, igualar-se, ajustar-se ou espelhar o comportamento (verbal e não-verbal) de uma pessoa é o processo pelo qual você poderá estabelecer Rapport.

Espelhar ou igualar-se é simplesmente manifestar-se como a outra pessoa se manifesta. O espelhamento com discrição, elegância e sutileza enfatiza a importância da percepção de aspectos do comportamento da outra pessoa, permitindo que você a encontre no modelo que ela tem de mundo. O processo de continuamente igualar-se é conhecido como acompanhamento, isto é, você se move à medida que o outro se move, ajustando a sequência de seus movimentos aos dele de forma a reproduzi-los.

Para obter Rapport você pode espelhar qualquer parte do comportamento da outra pessoa, ajustando seu próprio comportamento verbal ou não-verbal para acompanhá-la.

Uma vez em sintonia, você pode testar o Rapport, variando gradualmente seu próprio comportamento, conduzindo e observando se o outro o acompanha, como numa dança.
Rapport não é um evento, mas sim um processo, que acelera entendimentos e negócios. O Rapport faz toda a diferença no seu resultado.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de

Scroll To Top