Assine o fluminense
Coaching & Gestão

Palestrante, coach, mentor e escritor, José Haddad tem mais de 30 anos de experiência profissional, já tendo ocupado cargos executivos em grandes empresas, treinando e motivando profissionais

Um novo você em 2019



Toda passagem de ano é época de novas esperanças e novos projetos. Temos a sensação de que uma nova oportunidade se abre para nós. Fazemos promessas e planos. De alguma maneira, nos comprometemos com melhorias.

E você, está chegando a mais um final de ano com os objetivos alcançados? Se a resposta é sim, parabéns! Continue em sua estratégia exitosa!

Se a resposta é não, temos algumas pistas para esse resultado desfavorável: 

a) Os objetivos foram  inespecíficos e muito generalizados, do tipo: “ quero ser rico”, “quero ser feliz”, “quero ficar em paz”.
b) Podem ter sido formulados em negativo : “não quero mais sofrer”, “nunca mais quero me sentir assim”, “não vou acabar desse jeito”.
c) Ficaram na dependência, iniciativa e controle dos outros:  “só vou ter tranqüilidade se ele/ela parar de fazer isto”, “eu quero que ele/ela me faça feliz”, “quando ele/ela mudar, eu poderei ser o que quiser”.
d) Foram colocados em um futuro muito distante: “quando eu tiver a moradia ideal, o salário ideal, a esposa / esposo ideal”.
e) Você pode ter sido aquela enciclopédia ambulante em termos de teoria das soluções e de informações, porém agiu pouco ou não agiu.
Durante este ano que está se despedindo, você foi um sonhador ocioso ou um realizador visionário?
Muitas pessoas seguem tropeçando num frenesi de atividades improdutivas porque não são capazes de diferenciar os meios dos fins. Não conseguem definir o que realmente querem.

Um carpinteiro não pode escolher as ferramentas que necessita antes de saber o que deseja construir. 

Objetivos não se materializam sem um bom planejamento e metas bem definidas.

Quanto maior a clareza e riqueza de detalhes do que queremos, ganharemos velocidade e encurtaremos a distância em relação ao nosso objetivo. 

Uma boa formulação de objetivos deve conter minimamente os quatro pilares abaixo:

1. Ser expresso em termos positivos e da forma mais detalhada possível.
2. Bem contextualizado respondendo em cada parte do processo, perguntas que comecem por: o que, quem, quando, onde , como e porque.
3. Iniciado e controlado pela própria pessoa (você), durante todo o processo.
4. Testável durante a experiência da pessoa, possibilitando corrigir rumos.

Lembre-se: Se você já se realizou no passado, se você acredita que pode se realizar no futuro, você pode se realizar agora mesmo! Não adie mais seu sucesso!
Mãos a obra. Trace seus objetivos e aja de acordo a alcançá-los.

Um 2019  de muitas realizações!

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de

Scroll To Top