Assine o fluminense
RH-LF

Palestrantes do RH-Leste Fluminense, falam sobre oportunidades no mercado de trabalho e dicas para o trabalhador

Estratégias de recolocação

A pergunta é.... Será que eu estou preparado para este mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo)?... Qual é a estratégia para me recolocar no mercado de trabalho?

Os recrutadores estão na busca de profissionais com competências que fazem diferença na organização. E quais são estas competências? Queremos um profissional que encontre soluções diante de um problema. Dê um passo à frente e ajude a resolvê-lo. É preciso ter consciência, fazer o que diz que faria, “ATITUDE”, ter preocupação com o ambiente, humildade intelectual para admitir quando está errado e ser curioso.

A estratégia é simples....

Você precisa refletir sobre a sua trajetória profissional, listando suas principais conquistas e aprendizados. Estabeleça o que quer de sua carreira daqui para a frente, trace suas metas e objetivos profissionais antes de sair disparando o currículo por aí.

Atualize seu currículo, colocando suas experiências em uma ordem cronológica invertida. Ressalte os resultados que você obteve e alimente as redes sociais profissionais. Se você estiver se candidatando a uma vaga específica, vale adaptar o CV para ressaltar as experiências mais relevantes para aquela posição.

Verifique na Internet os sites de empregos para que possa se cadastrar e verificar periodicamente as vagas que estão disponíveis dentro do seu perfil.

Ao ser chamado para uma entrevista, você precisa estar preparado com relação ao que está buscando no mercado, saber expor as suas experiências profissionais de forma clara e objetiva e autêntica.

Lembre-se: o entrevistador está buscando o melhor profissional no mercado e aquele que mais se enquadra na vaga oferecida.

Cuide de sua rede de relacionamentos, ligue para seus conhecidos com frequência e quando tiver abertura, exponha seu interesse profissional. Cultivar sua rede de contatos profissionais e pessoais é algo que deve ser feito constantemente e não apenas quando for demitido. Por isso, mesmo quando conseguir voltar ao mercado, mantenha contato com a sua rede.

* Mônica Esteves é professora, consultora, coach e palestrante

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top