Assine o fluminense

Firjan SESI encerra nesta quarta as inscrições gratuitas para mais de 700 vagas



Oportunidades são para trabalhadores, com aulas semipresenciais, oferecidas em Duque de Caxias, Santa Cruz, Benfica, São Gonçalo e Volta Redonda

As inscrições devem ser feitas presencialmente em um dos polos de EJA da Firjan SESI no estado – Duque de Caxias, Santa Cruz, Benfica, São Gonçalo e Volta Redonda.

Foto: Divulgação
 
 

A Firjan SESI abriu um novo edital com 766 vagas gratuitas de EJA (Educação para Jovens e Adultos), em turmas de Ensino Médio. As oportunidades abertas até o dia 15 de maio são para trabalhadores do mercado formal ou informal (empregados ou desempregados), com idade mínima de 18 anos. As inscrições devem ser feitas presencialmente, de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 17h, em um dos polos de EJA da Firjan SESI no estado – Duque de Caxias, Santa Cruz, Benfica (extensão do polo de Santa Cruz), São Gonçalo e Volta Redonda.
 
“Como dizia Nelson Mandela: ‘Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo’. É através dela que promovemos o desenvolvimento do pensamento crítico, fundamental ao exercício da cidadania e da tomada de decisão no aspecto pessoal e profissional”, destaca Giovanni Lima, gerente de Educação Básica da Firjan SESI.
 
Giovanni explica que a organização do número de aulas e da carga horária presencial contemplam a necessidade de jovens e adultos trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro, que buscam concluir o Ensino Médio, conciliando o tempo de trabalho e de estudo, com uma oferta de educação fundamentada no desenvolvimento de competências.
 
“As aulas são oferecidas na modalidade semipresencial, estruturadas justamente para quem não pôde concluir o Ensino Médio no tempo regular e precisa conciliar o tempo de trabalho e de estudo. O grande diferencial da proposta está no uso de tecnologias educacionais, que possibilitam o acesso digital, até mesmo pelo smartphone, bem como o desenvolvimento de competências a partir das experiências voltadas para o mundo do trabalho”, conclui o gerente de Educação Básica da Firjan SESI.
 
Caso o número de inscrições para esse edital seja superior ao número de vagas oferecidas, haverá um sorteio para o preenchimento das mesmas, no dia 18 de maio (sábado), às 10h, quando o candidato deve comparecer pessoalmente, na Escola Firjan SESI onde foi realizada a inscrição. O período de matrícula será nos dias 20 e 21 de maio, na respectiva unidade de matrícula. Se não houver concorrência para a vaga pretendida até o prazo estipulado, os alunos inscritos poderão realizar a sua matrícula nos dois dias programados, no polo onde foi realizada a inscrição.
 
No momento da matrícula, o candidato deve apresentar os seguintes documentos (original e cópia): CPF; Carteira de Identidade; Certidão de Nascimento ou Casamento; comprovante de escolaridade; Declaração de Escolaridade ou Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão; autodeclaração de baixa renda, escrita de próprio punho, sob a responsabilidade do declarante trabalhador do mercado formal ou informal; comprovante de situação militar, para os alunos do sexo masculino; comprovante de residência; e duas fotos 3x4.
 
O edital completo está disponível no site www.firjan.com.br/eja . Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.
 
Metodologia para trabalhadores do século XXI
 
O currículo de EJA da Firjan SESI é estruturado por competências e organizado de forma integrada por áreas de conhecimento, num desenho técnico avançado de educação para adultos trabalhadores do século XXI. O programa utiliza uma metodologia de certificação e reconhecimento de saberes pré-existentes do adulto. Além disso, disponibiliza tecnologias educacionais inovadoras para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, como plataforma de estudos, sala de aula virtual e materiais didáticos digitais.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top