Assine o fluminense
Luiz Césio Caetano

O presidente da FIRJAN Regional Leste Fluminense e presidente do Conselho Empresarial de Responsabilidade Social da instituição, Luiz Césio Caetano, fala sobre indústria, economia, educação e desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro

Esperança renovada



Neste primeiro dia de 2019 desejo a população da cidade de Niterói e aos moradores de toda a região Leste Fluminense muita saúde, paz e prosperidade. É importante acreditarmos que o país irá melhorar e iniciar um novo ciclo de desenvolvimento. Para isso, são necessárias que as tão aguardadas reformas estruturais sejam executadas, destravando o país e fazendo com que a atividade econômica retome o ciclo de geração e renda.

Por aqui, a população fluminense não aguenta mais tanto descaso com o Rio de Janeiro. Como nos últimos anos, 2018 também não foi fácil para todos nós, dirigentes de entidades, empresários, trabalhadores e, principalmente, a população fluminense.

A decadência política e econômica tanto do estado quanto da nossa região parece não ter fim. As atividades econômicas sofreram com as sucessivas crises, principalmente a política, fazendo com que a retomada esteja muito aquém do que é necessário para mantermos as nossas atividades, o emprego e a renda dos nossos colaboradores.

Mesmo assim, nos mantivemos firme no propósito de promover o desenvolvimento da região e o bem-estar dos moradores do Leste Fluminense. Nesse sentido, foram muitas as iniciativas e conquistas promovidas pela Firjan e suas entidades.

Em 2018, elaboramos o Panorama Naval do estado do Rio, documento que mostrou ser possível reverter o quadro de paralisia da nossa indústria, se voltarmos as ações para serviços e manutenção das atividades de petróleo e gás. Afinal, essas atividades irão crescer ainda mais, a partir da entrada de operação de novos poços de petróleo na Bacia de Santos, confrontantes com os municípios de Maricá e Niterói.

Também comemoramos os 40 anos de atividade da Firjan Leste Fluminense e os 75 anos da Firjan SENAI Niterói, uma das primeiras unidades a oferecer cursos de capacitação profissional no estado do Rio, ainda na década de 1940. Promovemos ainda palestras, seminários e cursos para os empresários do Leste Fluminense, trazendo informação qualificada nos mais variados temas, em especial, o da Inovação.

Participamos de grupos de trabalhos, como os que culminaram com o lançamento do ‘Pacto Niterói contra a Violência” e a reabertura do aeroporto de Maricá.

Por fim, agora em dezembro, assinamos o Termo de Cooperação com a Secretaria Estadual de Educação, permitindo ocuparmos parte do terreno do Colégio Miguel Couto, em Cabo Frio, onde instalaremos unidades da Escola Móvel da Firjan SENAI. Era um desejo antigo, o de levar nossos serviços de educação profissional para a Região dos Lagos, que a partir desse ano se torna realidade.

Assim, acreditamos que 2019 inicia com a esperança renovada e que iremos trilhar numa nova fase em nosso país. A todos um feliz ano novo.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top