Assine o fluminense
Luiz Césio Caetano

O presidente da FIRJAN Regional Leste Fluminense e presidente do Conselho Empresarial de Responsabilidade Social da instituição, Luiz Césio Caetano, fala sobre indústria, economia, educação e desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro

Pelos nossos netos



Uma nova proposta de reforma da Previdência chegou ao Congresso, enviada pelo governo federal. Ali será analisada e votada primeiro na Câmara dos Deputados e, depois, no Senado. Pelos nossos netos, que ainda nem começaram a trabalhar, qualquer brasileiro em sã consciência, de todas as classes sociais, idades e ideologia política partidária, deve apoiar essa reforma, por ser tratar de um conjunto lúcido de medidas do ponto de vista de distribuição de renda.
 
O gigantismo do estado brasileiro e o desequilíbrio fiscal do país, faz com que a reforma da previdência seja imprescindível para a sustentabilidade do crescimento econômico. Naturalmente alguns pontos podem ser modificados e melhorados a favor das classes mais excludentes. Esse é o papel do parlamentar, fazer com a lei seja socialmente a mais justa possível.

Porém, é fundamental diminuir os privilégios de certas classes do serviço público e, com isso, reduzir as injustiças sociais. Hoje, os gastos com Previdência e assistência representam mais da metade das despesas da União.

Além disso, é importante destacar que o desequilíbrio das contas públicas está presente não só no governo federal, mas também nos estados e municípios, onde o déficit previdenciário se aproxima de R$ 92 bilhões. Para se ter uma ideia, 14 estados e 1.412 prefeituras não cumprem os limites legais para despesa de pessoal.

Por isso, a aprovação da reforma da Previdência será o primeiro grande passo para a retomada do desenvolvimento econômico e social do país.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top