NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Meio século da conquista da Lua

Chegada do homem à Lua completa 50 anos neste sábado

Divulgação

Há 50 anos, no dia 20 de julho de 1969, a nave da missão americana Apollo 11 aterrissou pela primeira vez na Lua. 

A bordo do veículo, nessa viagem surreal e histórica, o astronauta americano Neil Armstrong, primeiro homem a pisar em solo lunar. Mesmo distante, ele foi acompanhado, ao vivo, por nada menos que 500 milhões de telespectadores, que assistiram a seu feito daqui mesmo, do planeta Terra. Para comemorar meio século desse passo tão importante e promissor da história da humanidade, o fim de semana será repleto de atrações temáticas e gratuitas que giram em torno do nosso satélite natural, suas questões científicas, desafios, poesias e lendas. 

Mast - Neste sábado (20) as portas do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) se abrem a partir das 14h, e o público já pode iniciar a jornada de conhecimento no Centro de Visitantes, um espaço interativo que exibe história da astronomia. Logo depois, a dica é seguir para a exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS para fazer uma imersão na história do fenômeno por meio de um conteúdo interativo.

Já às 18h, os alunos do Departamento de Artes & Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) abrem a exposição “Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar”, com uma nova forma de contar a história sobre como o módulo lunar comandado por Neil Armstrong chegou ao seu destino. A mostra reúne trabalhos nas áreas de Projeto de Produto, Comunicação Visual, Mídia Digital e Moda, com trajes e acessórios inspirados pelo tema. Serão exibidos animações, aparatos interativos, projeções, peças futurísticas de moda, tudo trazendo de forma criativa e inovadora a história dos 50 anos desde que o homem pisou pela primeira vez na Lua.

E claro, para contemplar a anfitriã da programação, o tradicional Programa de Observação do Céu vai ser especial! O visitante vai poder ver bem de perto a Lua por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm, que também permite conhecer planetas, estrelas, além de outros objetos e fenômenos do Universo. 

No domingo (21), é dia de Planetário Inflável Digital! Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h.
O Mast fica na R. Gen. Bruce, 586 - Vasco da Gama, Rio de Janeiro. 

Planetário - Também neste sábado, a Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, promove a exibição de dois episódios da série produzida para o programa #SemFronteiras: 50 anos do homem na Lua. 

O Planetário do Rio fica na Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 - Gávea, Rio de Janeiro. 

Observatório Nacional - No terceiro sábado de cada mês, o local promove o programa “Sábados Astronômicos”, uma visita guiada à luneta de 46 cm de diâmetro,  o maior telescópio refrator do Brasil, instalado no ON em 1922.

Das 14 às 17h, os visitantes poderão bater papo com um astrônomo dentro da cúpula deste imponente telescópio, rico em histórias.

 
Scroll To Top