Assine o fluminense
Bruno Serpa Pinto

O presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Niterói fala sobre o mercado de imóveis na cidade

Novas tecnologias despontam como soluções para o mercado imobiliário



Em tempos de alta concorrência e busca acirrada por resultados, inovação e tecnologia são parceiros importantíssimos para as empresas que desejam o sucesso. E o mercado imobiliário não é diferente. Para deixar o cliente ainda mais próximo dos imóveis que o interessam, imobiliárias de Niterói já trabalham com tecnologia de ponta.

Mesmo que o contato humano seja essencial na hora de fechar o negócio, a internet é a porta de entrada do cliente nesta jornada de compra. E se, neste primeiro passo, o comprador em potencial pudesse ver os imóveis através de filmagens em drone e realidade virtual? Tudo isso a um clique de distância. Essas são algumas das novidades que a tecnologia proporciona e que já começam a despontar no mercado.

A principal razão disso é clara: vivemos em um Brasil cada vez mais interconectado. O acesso à internet por aparelhos móveis – como smartphones e tablets – teve um crescimento vertiginoso nos últimos anos. Em Niterói, por exemplo, 57% dos clientes buscam ofertas de imóveis através de aparelhos mobile.

Para captar esses usuários, boas fotos fazem toda diferença. A fotografia sozinha não vende, mas encanta o comprador e demonstra o profissionalismo da imobiliária. Pensando nisso, algumas delas fornecem o serviço de fotógrafo profissional.

Esse dinamismo também abriu novas portas para quem quer vender. Hoje, o proprietário pode entrar no site da imobiliária, cadastrar o seu imóvel e fazer o upload das fotos e do contrato de corretagem, autorizando a venda. Já um comprador pode buscar um corretor especialista da região, que entenda o local e seus hábitos de consumo, algo que tem sido fundamental nas decisões de compra.

Como consequência dessa popularização, há também uma valorização da geolocalização no anúncio de imóveis, isto é, que sejam visualizados nos sites de imobiliárias que usam a plataforma Google.

Contato direto

Os anúncios sempre foram poderosos aliados do mercado imobiliário, certo? Mas agora, além dos formatos tradicionais, os corretores de imóveis também podem se aproveitar dos benefícios das mídias sociais, como Facebook e Instagram. São ótimas formas de promover o imóvel para os compradores e também de mostrar comprometimento junto aos proprietários.

Outra tendência de tecnologia, mais silenciosa e que segue a própria evolução em todas as indústrias, diz respeito ao data mining e gestão digital. Utilizando o Google Analytics, algumas imobiliárias identificaram aumento de 54% no nível de busca dentro dos seus sites na primeira semana de março deste ano. E o número de novos usuários cresceu em 74%, deixando claro que o consumidor voltou às compras.

Quem tem dinheiro em caixa poderá aproveitar serviços inovadores e promoções nas construtoras. Empreendimentos de construtoras em todas as regiões de Niterói terão apartamentos com condições especiais de preço. Procure na internet e nas redes pela campanha “Chegou a Hora!”

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top