NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Roubo de cargas

Recente estudo da Firjan, Panorama do roubo de carga no estado do Rio de Janeiro, constatou que o número de roubo de cargas em 2018 caiu 13,4% em relação ao ano anterior. O resultado é fruto de ações adotadas pelos governos para combater a crise na segurança fluminense, ainda em 2017, e que culminou com a intervenção federal em fevereiro de 2018.

Porém, mesmo interrompendo uma trajetória de crescimento, o número absoluto é alarmante: 9.182 roubos em todo estado. Se a tendência fosse mantida, 2018 poderia ter tido mais 4.766 ocorrências do que o registrado.

No entanto, com a forte atuação das forças de segurança, ocorreu uma migração desse tipo de crime, que passou a ter forte presença no Leste Fluminense em 2018. O destaque negativo foi o município de São Gonçalo que, em 2015, estava fora do mapa de concentração. Mas, somente no ano passado, três das quatro circunscrições da cidade (Alcântara, São Gonçalo e Rio do Ouro) aparecem entre as que reúnem o maior número de casos do estado, respondendo por 15,6% do total de ocorrências.

A Firjan continuará agindo de forma propositiva e contundente. Nossa atividade, ao longo desse ano 2019, se dará por meio do Conselho Firjan de Segurança Pública, onde são debatidos de forma ampla os assuntos prioritários do tema, além de continuar participando das reuniões do Grupo Integrado de Enfrentamento ao Roubo de Cargas. Esperamos assim, contribuir para a redução das ocorrências de roubo de carga no estado e, em especial, no Leste Fluminense.

Scroll To Top