Assine o fluminense
Charbel Tauil

O presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói traz os bastidores da rede varejistas da cidade e as principais novidades do setor

Só falta o recheio



Para quem é interessado em melhorias para o Centro de Niterói, foi extremamente animadora a notícia de que a Prefeitura pretende deflagrar um amplo projeto de reurbanização da Praça Arariboia e seu entorno. Sem dúvida, uma ótima iniciativa -- seja pela beleza plástica do que promete ser o novo visual, seja pela promessa de uma melhor entrada na cidade, para os milhares de turistas que nos visitam vindo pelo serviço de barcas. Muito bom, mesmo. Do outro lado do Centro, há também o projeto, já iniciado, de alargamento da Jansen de Mello, melhorando o fluxo de trânsito para a Zona Sul e a Região Oceânica.  

Tudo bem, então? Não. Ainda não. Porque ficou faltando justo o "recheio" -- o miolo do Centro, entre a Avenida Rio Branco e a Jansen de Mello --, que é onde estão centenas de estabelecimentos comerciais e de serviços, o fluxo humano, as vias de tráfego e pontos de carga e descarga.  E é neste miolo que gira, dia após dia, a milagrosa engrenagem tocada por milhares de empreendedores e colaboradores, fazendo girar em boa parte a roda da economia local, com tudo o que representa de geração de empregos, distribuição de renda e recolhimento de impostos.

É bom modernizar a Praça Arariboia? Claro! É excelente, e muito bem-vinda essa iniciativa da Prefeitura.  Mas nós, do Sindicato dos Lojistas, queremos que esse esforço, esse cuidado e esses investimentos sejam ampliados (e ainda há tempo para isto) para o restante do Centro de Niterói.  Nós sonhamos, por exemplo, com uma nova urbanização das principais vias e seus entornos, de forma a quebrar o visual tristonho e a aridez que hoje imperam no bairro. Com um bom projeto, muito poderá ser melhorado, e não necessariamente com grandes despesas.  Aquelas horríveis fiações precisam urgentemente ser enterradas.  A própria estrutura viária pode (e deve) ser repensada, por que não?  O Poder Público pode abrir debates com a sociedade civil, e a partir daí considerar algumas inversões de mãos, realocação de pontos de táxi e/ou de carga e descarga, e mesmo novos regimes para estacionamento de veículos de passeio.  Bem ponderado cada passo, tudo isso terá impacto positivo sobre o desempenho das empresas estabelecidas no Centro de Niterói.

É mais do que hora, também, de requalificar a Praça do Rink e o Jardim São João, com investimentos urbanísticos, reforços de iluminação e vigilância e -- atenção, aqui -- implantando uma rotina fixa, permanente, de atividades de esportes, lazer e cultura, de maneira a humanizar aqueles espaços, devolvendo-os plenamente à sua função pública.

Enfim, o Sindilojas Niterói está de portas abertas para interagir com o Poder Público, ouvindo, debatendo e apresentando sugestões.  Nós, lojistas, temos total interesse em que nossa cidade evolua, melhore, anda para a frente.

O momento é positivo, porque a Prefeitura demonstra estar interessada em melhorar trechos do bairro.  Só falta sair dos contornos, e ir para o centro do Centro.  O Comércio agradecerá, e muito.  E isto resultará em melhor desempenho econômico para o município, com abertura de novas vagas de trabalho e maior justiça social.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de Charbel Tauil

Scroll To Top