Assine o fluminense

Ação Cidadã ofereceu serviços na Praça do Rink

Evento contou com orientação jurídica, emissão de segunda via de documentos, testes de saúde, entre outras atividades

Músicos do Projeto Aprendiz se apresentaram no evento

Foto: Colaboração / Ulisses Dávila

O domingo foi bem produtivo para os que passaram pela Praça do Rink neste domingo (22). Isso porque, muita coisa pode ser resolvida durante a nona “Ação Cidadã”, projeto realizado pela prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que aconteceu durante todo o dia no local oferecendo diversos serviços.

“Estou achando maravilhoso. Primeira vez que venho e não tinha ideia de que fosse tão útil. Todos os atendimentos nos oferecem muita atenção. Consegui a troca de titularidade na conta da Enel. Uma coisa que já estava tentando há muito tempo sem sucesso. Fiz exame de vista, aferi pressão e agora estou aguardando para receber uma sessão de acupuntura”, elogia a secretária Elizane Fonseca, de 55 anos.

Entre os serviços disponibilizados no evento estavam orientação jurídica, segunda via de documentos, atualização e cadastro no Bolsa Família, orientação para empreendedores individuais, capacitação profissional, corte de cabelo, além de testes rápidos de saúde, como glicemia e aferição da pressão arterial, orientação da saúde bucal, orientações voltadas para saúde da mulher e exame de vista, dentre outros.

Cleide e Carla, mãe e filha, aproveitaram o domingo para cuidar da aparência no evento

Foto: Colaboração / Ulisses Dávila

Ações que proporcionavam auto estima e cuidados com a aparência também fizeram parte da ação. Junto com a mãe, Cleide, a fotógrafa Carla Belchior, de 34 anos, aproveitou o evento também para colocar a beleza em dia.

“Eu e minha mãe fizemos turbantes e maquiagem. Está sendo maravilhoso, estou muito satisfeita. Minha mãe nunca tinha se produzido assim e está toda feliz”, comemora a fotógrafa.

Lazer e arte completaram a programação, com brinquedos infláveis para as crianças e com uma apresentação do Coral Project às 13h e outra do Projeto Aprendiz às 15h.

“Esses convites aproximam nosso trabalho do público. Uma oportunidade de mostrar o que a gente faz. Essa ação vai de encontro ao nosso projeto que é a transformação social. Nossa apresentação hoje será toda focada em choro e música popular”, destacou o professor e maestro do Programa Aprendiz, Gabriel de La Torre.

Participando pela primeira vez da ação, a Defensoria Pública da União prestou diversos esclarecimentos para os visitantes.

“Muitas pessoas vieram tirar dúvidas sobre benefícios previdenciários, aquelas que ainda não tinham a negativa do INSS foram orientadas a buscar o órgão para dar entrada no requerimento, enquanto quem já teve o benefício negado ou suspenso recebeu uma relação com os documentos a serem levados até a nossa sede em Icaraí e as instruções necessárias para agendar o atendimento. Também esclarecemos questões sobre direito à saúde e outras áreas de atuação da nossa competência”, ressaltou Fabiana Nunes Henrique Silva, chefe da DPU em Niterói.

O objetivo do evento é aproximar as políticas públicas dos cidadãos e garantir a cidadania plena para todos. Somando todas as edições, mais de 28 mil pessoas já foram beneficiadas. Verônica Lima, Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, explicou que a ação é a porta de entrada de resgate da cidadania. “Atender a população e oferecer os serviços de maneira gratuita é muito satisfatório. Só tenho a agradecer a todos os parceiros que encaram esse desafio conosco", ressalta a secretária.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top