Assine o fluminense
Luiz Césio Caetano

O presidente da FIRJAN Regional Leste Fluminense e presidente do Conselho Empresarial de Responsabilidade Social da instituição, Luiz Césio Caetano, fala sobre indústria, economia, educação e desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro

Abertura do mercado de gás

Aqui, recentemente, defendi a necessidade e a urgência da abertura do mercado de gás natural, como forma de baratear o custo do energético e dinamizar a indústria nacional. Já há um consenso, de boa parte das autoridades públicas, da importância de um novo marco legal e a consolidação das mudanças na Lei do Gás.

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deve aprovar as diretrizes para a abertura desse mercado, com as medidas de estímulo propostas pelo comitê criado pelo governo federal. Entre essas diretrizes estão a garantia do livre acesso à malha de gasodutos existente, maior oferta do produto e redução do preço da molécula.

A Firjan tem se empenhado na abertura desse mercado. Esse trabalho passa por conversas e sugestões de ações juntos aos entes federativos, Executivo e Congresso Nacional, governo do estado e Assembleia Legislativa. Na semana passada, participamos da Sessão Regulatória promovida pela Agenersa, que reformulou o marco regulatório para mercado livre de gás no Rio de Janeiro, ação essencial para a multiplicidade de agentes produtores, comercializadores e consumidores.

Trabalhar por um mercado de gás mais dinâmico significa reduzir custos, melhorando a atratividade para novos investimentos e a competitividade das indústrias fluminenses. A regulação do mercado no âmbito estadual servirá para estimular o mercado a reduzir atuais ineficiências. A deliberação da agência aponta um caminho para tornar o mercado mais dinâmico.

Com a regulamentação, o Rio de Janeiro reforça sua posição de destaque nesse mercado. Somos grande mercado consumidor, maior produtor e também temos o maior potencial de produção futura. Precisamos transformar esse potencial em realidade e contribuir para a retomada econômica do estado, permitindo o acesso de mais consumidores a um gás competitivo.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de Luiz Césio Caetano

Scroll To Top