Assine o fluminense

Altinha: Itacoatiara terá demarcação na areia

Decisão foi tomada após reunião entre o subsecretário a prefeitura e da associação de moradores

A partir da próxima semana, a Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, terá áreas delimitadas para a prática de altinha, futevôlei e frescobol. O espaço entre o Itacoatiara Pampo Clube e o meio da praia será destinado à prática das modalidades. Dessa metade ao Costão será designado para os banhistas.

A decisão foi tomada após reunião entre o subsecretário Robert Voss, da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói, com membros da Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami), que ocorreu na última segunda-feira. 

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, a determinação não proíbe a prática das modalidades na praia, apenas demarca uma área específica para que as atividades sejam realizadas livremente. A medida é válida somente nos dias em que a praia estiver lotada, caso contrário, qualquer atividade esportiva poderá acontecer em qualquer ponto da praia. 

“Nossa intenção é que o esporte sempre prevaleça, porém com o bom-senso de respeitar um suposto banhista que possa ser prejudicado, e vice e versa”, disse a pasta, em nota.
Vitor da Matta, de 35 anos, morador de Itacoatiara e praticante de altinha há anos, acredita que com a medida os banhistas serão mais respeitados, já que alguns praticantes não seguem a recomendação de procurar um espaço ideal para a prática.   

“Nos finais de semana, as praias estão lotadas e é mais difícil conseguir um bom lugar para jogar altinha, o que acaba ocasionando diversas confusões entre os praticantes e os banhistas. No entanto, se todos tivessem respeito pelo próximo, medidas como essa poderiam ser evitadas”, disse Vitor, completando que já presenciou banhistas e vendedores sendo atingidos por bolas.

A prática da altinha vinha sendo alvo de críticas dos banhistas que costumam frequentar a Praia de Itacoatiara. Após ter virado “febre” nas praias cariocas, muitas pessoas dizem que ocorre uma prática abusiva em torno da modalidade, oferecendo risco a quem está na areia. E o que deveria ser apenas uma diversão, tem se tornado um transtorno para muitos banhistas. 

A Secretaria de Esporte e Lazer ressaltou ainda que a medida se aplica apenas na Praia de Itacoatiara. A prefeitura de Niterói não informou como será feita a fiscalização.

Capital – No site da Prefeitura do Rio de Janeiro é informado que é proibida a prática de esportes com bolas, raquetes, petecas, discos ou similares na beira da água das praias cariocas, entre 8h e 17h. Nesse período, somente é permitida a atividade na parte da areia próxima ao calçadão.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Ricardo Ayala
Deveria se estender até a praia de Icaraí também, onde um grupinho de velhos jogam frescobol sempre à beira da água com requentadas violentas sem se preocupar com as pessoas ah crianças no entorno. Já tendo acertado, ainda sem gravidade, bolsas em diversas pessoas.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top