NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Alunas de Ciep em Charitas vencem concurso de poesia

Estudantes, todas de 17 anos, cursam o 3º ano do ensino médio

Divulgação

Alunas do Ciep 449 Leonel de Moura Brizola, escola pública bilíngue de Francês-Português, em Charitas, Niterói, foram as vencedoras do concurso de poesia “Slame tes accents” deste ano, um projeto da instituição canadense “Centre de la Francophonie des Amériques”.

A equipe vencedora, comandada pela professora de francês Laetitia Pereira, era formada por Beatriz Barreto Felix, Juliana Menezes Martins, Manuella de Souza Santana e Rebeca Cecchetti Brito, todas com 17 anos e estudantes do 3º ano do ensino médio.

“Como professora de projeto de vida e de cultura, eu quis apresentar e trabalhar o slam, e, de repente, surgiu esse concurso. Decidi participar, já que temos muitos talentos artísticos em nossa escola”, conta.

Slams são campeonatos de poesia nos quais os participantes têm até três minutos para apresentar sua poesia de autoria própria, sem acompanhamento musical. O texto pode ser escrito previamente ou improvisado. Não há regras sobre o formato. O estilo foi criado nos anos 1980 em Chicago, nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que surgia a cultura hip-hop, mas só chegou ao Brasil por volta dos anos 2000.

Todas as escolas da América podem participar do “Slame tes accents”. Neste ano, o Ciep 449 foi o único representante do Brasil. Como prêmio, vai receber uma bolsa no valor de $1000 canadenses para financiar atividades pedagógicas. O trabalho das estudantes pode ser conferido no site: www.francophoniedesameriques.com 

Scroll To Top