Assine o fluminense
Dom José Francisco

Dom José Francisco Rezende Dias oferece uma reflexão sobre a evolução da sociedade e como a fé contribui para essas mudanças de maneira positiva

Atleta da fé

Durante o ano desenrola-se um manto colorido das mais variadas formas de seguimento a Cristo: são os santos, nossos heróis da fé.

Eles atravessaram os quase 21 séculos de História cristã. Apareceram em horas de tremendas angústias. Trouxeram remédios sociais e físicos, a palavra que sustenta, o perdão que cura; viabilizaram a certeza do futuro. Nada seria em vão. E nada foi. 

Nenhum deles fez isso por vontade e força próprias: todos ouviram um chamado. Uns responderam imediatamente, outros deixaram para depois, quase não levaram a sério. Mas a todos foi expedida uma carta registrada nos correios da eternidade composta de três incisivas palavras: QUERO MUITO VOCÊ. 

Todos leram, e se interrogaram o que queriam dizer aquelas palavras. Vieram as respostas e as propostas. No fim, foi sempre alguém muito simples e desprovido de títulos que elucidou o conteúdo da mensagem. Para os simples, não era difícil perceber quem era o autor da carta.

Foi intencional que o sujeito da frase permaneça indeterminado, para que seja buscado no íntimo de cada um. No próprio coração, cada um escutará o mesmo convite. Não haverá dúvida quando o convite for escutado desde a profundidade da alma. Quando o coração fala, as frases não ficam sem sujeito: Alguém me ama e me chama.

Os santos são os especialistas da audição. Eles ouviram o que ultrapassa o ouvido humano.

Em tempos de jogos Pan-Americanos, não à toa que os atletas virem heróis. Um minuto de apresentação esconde 10, 15, 20 anos de preparo. Jornadas árduas, lesões físicas, horas e horas repetindo o mesmo movimento, cansaço, tédio, tudo por alguns minutos de glória, ou não, porque erros acontecem, desqualificam, desclassificam. 

Os santos são os atletas da fé no pódio dos altares. Eles tiveram de ouvir um chamado. E ouviram.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top