Assine o fluminense

Baixada Fluminense ganha nova unidade da Faetec

Escola de qualificação profissional funciona no município de Japeri

O governador Wilson Witzel (centro) participou da solenidade, ao lado de autoridades municipais e estaduais

Divulgação

O governador Wilson Witzel participou, nesta terça-feira, da inauguração da nova unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em Japeri, na Baixada Fluminense. A escola de qualificação profissional, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, é fruto de uma parceria com a prefeitura da cidade. Mais de 1,2 mil vagas serão ofertadas por ano, a partir de 2020, em cursos de curta duração, no espaço que fica no distrito de Engenheiro Pedreira. As qualificações, com duração de dez e 20 semanas, vão atender às áreas de Informática, Idiomas, Gestão e Negócios e Beleza.

Inaugurar uma unidade escolar de formação técnica é fundamental para que possamos gerar uma mão de obra qualificada. E também para aqueles que já têm uma formação, querem uma nova oportunidade e estão, muitas vezes, em situação de desemprego estrutural, quando a pessoa não consegue empregabilidade no mercado por falta de qualificação. A Faetec está atenta a isso. O desemprego estrutural é gravíssimo, nós temos mais de 1,3 milhão de desempregados no estado – afirmou o governador.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Leonardo Rodrigues, quatro unidades da Faetec foram inauguradas este ano e 20 reabertas. Outras seis estão previstas para serem instaladas. São elas: Santo Antônio de Pádua, Macuco, Campos, Paty dos Alferes, São João de Meriti e Resende. 

Nossa intenção é transformar a Faetec num polo de mão de obra qualificada. E aí vamos trabalhar com cursos técnicos, mas queremos levar também o polo Cederj, através do Cecierj, para transformar a vida das pessoas levando graduação, pós-graduação e, por que não, mestrado, como nós estamos fazendo no modelo de Mesquita. Lá, a partir de 2020, terá curso de graduação em Gestão Pública com certificado da Uerj – ressaltou.

A Faetec Japeri conta com 433,94 metros quadrados de área construída. O espaço é composto de seis salas, sendo duas de aula para uso geral e uma de idiomas, e cinco laboratórios: Bombeiro Hidráulico; Eletricista Predial de Baixa Tensão; Informática; Cabeleireiro e Maquiador; e Manicure e Pedicure.

A unidade já funciona este mês com os cursos de Informática (Ambiente Windows I); Maquiador; Assistente Administrativo; Eletricista Predial de Baixa Tensão e Inglês Básico. Em setembro, serão abertas novas vagas. 

Estamos entregando um equipamento que é transformador de vidas e lugares. São diversos cursos – disse o presidente da Faetec, Rômulo Massacesi.

Participaram da inauguração os secretários de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues, e de Saúde, Edmar Santos, além do presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, e do prefeito em exercício de Japeri, Cezar Melo. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top